Banca de DEFESA: EULÂNIA MARIA RAMOS BASTOS

2018-08-27 09:39:07.768

DISCENTE: EULÂNIA MARIA RAMOS BASTOS
DATA: 06/09/2018
LOCAL: AUDITÓRIO DO NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (NTI)
TÍTULO: O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS: uma proposta de intervenção numa perspectiva bilíngue
PALAVRAS-CHAVES: Estudante Surdo. Libras. Língua Portuguesa. Compreensão de Leitura. Atendimento Educacional Especializado
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: Essa pesquisa intitulada “O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS: uma proposta de intervenção numa perspectiva bilíngue” tem como objetivo investigar as metodologias de ensino, utilizadas pelas instrutoras de Libras com os estudantes surdos no Atendimento Educacional Especializado – AEE, que contribuem para a compreensão de leitura em Língua Portuguesacom vistas a uma intervenção. Trata-se de uma pesquisade natureza aplicada de abordagem quanti-qualitativa e exploratória por meio da pesquisa-ação do tipo intervenção. A pesquisa foi desenvolvida no Centro Integrado de Atendimento Educacional Especializado – Maria do Carmo Viana Neiva - CIAEE no município de Timon – MA e teve como sujeitos participantes 7 estudantes surdos e 3 instrutoras de Libras. Como instrumentos, além do roteiro de observações, foram aplicados o Subteste de Compreensão de Sentenças Escritas para os estudantes surdos e entrevista semiestruturada para as instrutoras de Libras. Para materialização dessa pesquisa foram elaboradas e aplicadas sequências didáticas com intuito de desenvolver a compreensão leitora de sentenças escritas em Língua Portuguesa dos estudantes surdos. As atividades foram elaboradas levando em consideração a fluência desses estudantes, tanto na Língua de Sinais Brasileira, quanto na Língua Portuguesa. Durante a realização das mesmas, encontramos dificuldades em relação a alguns aspectos, dentre eles: tempo reduzido para aplicação da proposta de intervenção, pouca ou nenhuma fluência dos estudantes surdos em ambas as línguas e pouca assiduidade dos mesmos no AEE. Percebemos a necessidade de introduzir, no primeiro momento, noções básicas referentes a Libras para, em seguida, desenvolver atividades de leitura de sentenças escritas em Língua Portuguesa. Os resultados demonstraram que o processo de intervenção pedagógica contribuiu para a compreensão de habilidade leitora nos estudantes surdos, uma vez que, todos eles avançaram de nível (muito baixo, baixo, médio, alto e muito alto) após as atividades desenvolvidas. Em relação as metodologias desenvolvidas pelas instrutoras de Libras, estas favoreceram o processo de aquisição de leitura de sentenças escritas em Língua Portuguesa dos estudantes surdos. Nesse sentido, foi construído um produto, consubstanciado em um caderno de orientações composto pelas sequências didáticas aplicadas e outras sugestões interventivas. Esse material, é composto por atividades simples, lúdicas e de fácil aplicação, podendo ser trabalhado no AEE pelos instrutores de Libras, auxiliando no desenvolvimento de habilidades em leitura de sentenças escritas em Língua Portuguesa dos estudantes surdos.
Presidente - 2416039 - LIVIA DA CONCEICAO COSTA ZAQUEU
Interno - 407784 - MARIZE BARROS ROCHA ARANHA