Banca de QUALIFICAÇÃO: MICHELLE SILVA PINTO

DISCENTE: MICHELLE SILVA PINTO
DATA: 29/08/2018
LOCAL: MICHELLE SILVA PINTO
TÍTULO: O ENSINO DO ATO DE LER NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: possibilidades de ações para a constituição de uma comunidade de leitores, a partir da biblioteca de uma escola do município de São Luís São Luís
PALAVRAS-CHAVES: Formação de Leitores. Ensino do Ato de Ler. Comunidade de Leitores. Ciclo de Alfabetização
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa intitulada “O ENSINO DO ATO DE LER NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: possibilidades de ações para a constituição de uma comunidade de leitores, a partir da biblioteca de uma escola do município de São Luís”, tem por objetivo geral desenvolver uma intervenção pedagógica para o ensino do ato de ler em uma perspectiva dialógica, a partir da biblioteca, visando a constituição de uma comunidade de leitores, em uma escola da Rede Municipal de Educação de São Luís-MA. E, como objetivos específicos: a) identificar as concepções teórico-metodológicas que orientam a ação do professor alfabetizador no ensino do ato de ler articulado com o ensino do uso da biblioteca como prática cultural; b) analisar as implicações dessas concepções na apropriação de sentido para o ato de ler e para formação leitora dos alunos; c) propor uma intervenção para o ensino do ato de ler numa perspectiva dialógica, a partir do planejamento de sequências didáticas com vistas a formação de uma comunidade de leitores na escola; d) produzir um livro, adotando o gênero discursivo diário, em que descrevemos o percurso das intervenções com vistas a formação de uma comunidade de leitores, desenvolvidas na biblioteca escolar. Para alcançar nossos objetivos, adotamos como metodologia a pesquisa do tipo intervenção pedagógica, a partir dos pressupostos metodológicos da pesquisa-ação, cuja a geração de dados ocorreu por meio do “Encontro Dialogado” entre as protagonistas da pesquisa, subsumidos nos registros de um diário de campo. A partir de uma abordagem qualitativa e subsidiada pelos pressupostos teóricos do Círculo de Bakhtin, a análise de dados compreendeu os eixos: 1) as exigências para se ensinar e aprender o ato de ler: como caminha a história, que contemplou as concepções acerca ensino do ato de ler, sob dois referenciais: concepções reducionistas do ensino do ato de ler e como prática dialógica; 2) As políticas de formação de leitores e o ensino do ato de ler. Os sujeitos da pesquisa são as professoras do Ciclo de Alfabetização (professoras de classe e responsáveis pela biblioteca) de uma escola pública da rede municipal de São Luís-MA. Tomamos como central os pressupostos teóricos do Círculo de Bakhtin, em especial, os estudos de Volóchinov (2017) e Bakhtin (2016), que movimentaram nosso pensamento acerca da linguagem e suas possíveis implicações para o ensino do ato de ler. Para tanto, subsidiamos nossas leituras, com os estudos de autores contemporâneos que tratam do referido tema, tais como Arena (2003; 2008, 2011), Bajard (2002), Correia (2011), Lerner (2002), Jolibert (1994; 2006) e Mortatti (2006, 2012 e 2014) e outros, que dentre outras coisas, nos ajudaram a analisar os dados. Ressaltamos que a pesquisa encontra-se em pleno desenvolvimento, por isso, não possuímos dados conclusivos.
Externo à Instituição - DAGOBERTO BUIM ARENA - UNESP
Presidente - 2336964 - JOELMA REIS CORREIA