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Banca de DEFESA: HELINE MARIA FURTADO SILVA

2018-09-06 15:56:42.954

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELINE MARIA FURTADO SILVA
DATA: 20/09/2018
HORA: 09:00
LOCAL: SALA 305, BLOCO F, CCSO
TÍTULO: ENSINO DE CIÊNCIAS E QUESTÕES DE RELAÇÕES DE GÊNERO EM INSTRUMENTOS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Ciências. Ensino Fundamental. Relações de Gênero. Trabalho docente. Livro didático. Literatura infantil.
PÁGINAS: 224
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: Esta pesquisa, intitulada “Ensino de Ciências e questões de relação de gênero em instrumentos didáticos do ensino fundamental”, tem por objetivo identificar as possíveis interações dialógicas do professor de Ciências sobre o tema transversal– gênero, dentro do campo do ensino de Ciências da 1ª etapa do Ensino Fundamental (2º ciclo – 5º ano), bem como analisar o panorama das atividades e materiais didáticos nesta vertente aplicada por professores de ciências. Para isso, busca-se compreender como se dá o Ensino de Ciências, as concepções dos estudos sobre as relações de gênero, e a partir dessas concepções analisar a representação social dada à relação entre mulher e Ciências no material didático escolhido pelos professores. As análises foram realizadas sob o olhar e apoio dos seguintes referenciais teóricos: sobre gênero: Rago (1998), Del Priore (2008; 2011), Louro (2008, 2011, 2016), Foulcaut (2014), Garcia (2015), Saffioti (2015). Sobre Ciências: Lorenzetti (2000), Theófilo (2001), Carvalho (2003), Santos (2004), Sebach (2010), Pavão (2011), Krasilchick (2012). Sobre trabalho docente: Gauthier (1998), Tardif (2010), Ibernón (2011). Sobre livro didático: Francalanza e Megib Neto (2006), Lajolo (2017), Moretto (2017). Para elaboração do produto, o livro paradidático, apoiamo-nos em Coelho (2000) e Zilberman (2003, 2005) para questões de Literatura Infantil. A Metodologia está baseada na pesquisa qualitativa, utilizando a análise de conteúdo, análise documental de entrevistas, questionários semiestruturados e análise do Livro didático de Ciências, por meio de esquema da metodologia de redes sistêmicas. Pontualmente, o campo de pesquisa deste trabalho será uma amostragem de escolas municipais de um núcleo educacional da Cidade de São Luís – Maranhão. Os colaboradores desta pesquisa se configuram nos professores de Ciências do referido núcleo, sendo o livro de Ciências por eles utilizado, o corpus desta pesquisa. A partir dos resultados encontrados, elaboramos e aplicamos o livro paradidático infantil, respaldados nos princípios norteadores de Gênero e Literatura Infantil. Após aplicação do produto final, percebemos o desenvolvimento do pensamento reflexivo e crítico das crianças, por meios dos questionamentos por eles suscitados, a partir das proposições contidas no texto literário, ou seja no paradidático
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JACKSON RONIE SA DA SILVA - UEMA
Interno - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE
Presidente - 407784 - MARIZE BARROS ROCHA ARANHA

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