Banca de DEFESA: MARICEIA RIBEIRO LIMA

2019-02-25 12:35:26.422

DISCENTE: MARICEIA RIBEIRO LIMA
DATA: 25/03/2019
LOCAL: SALA DE VIDEO CONFERÊNCIA, NÚCLEO DE TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO (NTI) DA UFMA
TÍTULO: BLOG EDUCACIONAL E DISPOSITIVOS MÓVEIS: uma proposta de intervenção em cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos São Luís
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação. EJA. Dispositivos Móveis. Metodologia de Ensino.
ÁREA: Educação
RESUMO: Nas últimas cinco décadas presenciamos momentos de profundas e rápidas mudanças que remodelaram a base material da sociedade. Dentre as inovações tecnológicas surgidas, o que mais tem se destacado são os aparelhos de comunicação móvel (celulares e smartphones) que se popularizaram e se tornaram objetos tão indispensáveis no dia a dia de cada um que, atualmente, muitos são incapazes de viver sem estar conectados a esses dispositivos. A presente pesquisa tem como objetivo analisar as possibilidades de uso das tecnologias digitais na sala de aula através de uma proposta metodológica com Blog Educacional e dispositivos móveis. A pesquisa está fundamenta nos trabalhos de Bottentuit Junior (2017; 2018)Shin, Kang (2015); Moura (2017) e nas pesquisas que utilizam o Blog como ferramenta de aprendizagem (SOUSA, 2013; BOTTENTUIT JUNIOR, 2007; SILVA, 2013; ARAÚJO, 2015; VASCONCELOS, 2016). Trata-se de uma pesquisa de Intervenção Pedagógica realizada no Curso Técnico em Redes de Computadores, modalidade de Educação de Jovens e Adultos, do IFMA Campus São José de Ribamar, com uma amostra de 12 estudantes. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram: ficha de observação e questionário. O produto da pesquisa é um Manual de Boas Práticas para uso de Blog Educacional com auxílio de dispositivos móveis, construído ao longo do desenvolvimento da pesquisa. Os resultados permitem concluir que o uso de Blogs aliados a Dispositivos Móveis em turmas de EJA é uma estratégia adequada para esse público, com benefícios enriquecedores, pois estimulam a escrita colaborativa e ampliam a percepção do estudante sobre os aparelhos celulares enquanto ferramentas que podem viabilizar e favorecer a construção do conhecimento de qualquer natureza.
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Externo à Instituição - LUANA PRISCILA WUNSCH - UNIPORTO