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Banca de DEFESA: DINALVA PEREIRA GONCALVES

2019-02-26 18:48:14.454

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DINALVA PEREIRA GONCALVES
DATA: 26/03/2019
HORA: 15:00
LOCAL: SALA 305, BLOCO F, CCSo
TÍTULO: DA ESCOLA NO QUILOMBO À ESCOLA DO QUILOMBO: as propostas pedagógicas como possibilidade de diversificar o currículo das escolas quilombolas de Ensino Fundamental no município de Bequimão (MA)
PALAVRAS-CHAVES: Escolas Quilombolas. Currículo. Oficinas Pedagógicas.
PÁGINAS: 200
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa, realizada no âmbito do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), traça o desenvolvimento de um estudo sobre o papel da escola no contexto de comunidades quilombolas e teve por objetivo construir uma proposta pedagógica específica para a parte diversificada do currículo das escolas quilombolas da rede municipal da cidade de Bequimão/MA, materializada em forma de Cadernos de Oficinas Pedagógicas, considerando a realidade sociocultural das comunidades dos quilombos e contribuindo para a sua valorização cultural e afirmação da identidade étnica. Na descrição metodológica, a Pesquisa Participante é apresentada como tipo de investigação escolhido, uma vez que se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores e pesquisados, numa relação de reciprocidade, e a serviço de um trabalho político-pedagógico voltado para as necessidades dos grupos sociais desfavorecidos, na tentativa de intervir em suas realidades. Como referencial teórico e bibliográfico, apresenta trechos das legislações pertinentes às políticas educacionais para as relações étnico-raciais e concepções de autores como Albuquerque (2006), Costa (1998; 1999), Fiabani (2005; 2008; 2009), Domingues (2007), Gomes (2015), Leite (2016), Loss (2014) Melo (2012), Moreira e Candau (2008), Santomé (1995; 2013), Silva Filho (2012), dentre outros. O relatório de pesquisa está organizado em cinco seções: a primeira traz um texto introdutório com informações gerais sobre o percurso investigativo; a segunda descreve o processo de formação das comunidades quilombolas no Brasil e no Maranhão; a terceira traz uma discussão acerca da importância das conquistas de políticas educacionais para as populações negras e do direito dos quilombolas a uma Educação Diferenciada, além de fazer uma análise das implicações do currículo escolar como meio de resistência dos povos renegados historicamente; a quarta seção trata da importância da adoção de uma proposta curricular especifica para a parte diversificada do currículo das escolas quilombolas como estimulador da afirmação étnica dos seus estudantes, bem como o detalhamento da metodologia aplicada, a descrição do processo de elaboração do produto final da pesquisa e as etapas de intervenção na realidade estudada.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA LUCIA CUNHA DUARTE - UEMA
Interno - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Presidente - 2412979 - MARIA JOSE ALBUQUERQUE SANTOS

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