Banca de DEFESA: ANA JULIA VIEGAS GOMES OLIVEIRA

DISCENTE: ANA JULIA VIEGAS GOMES OLIVEIRA
DATA: 25/03/2019
LOCAL: SALA 305, BLOCO F, CCSo
TÍTULO: O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E A ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR: um estudo sobre a prática docente de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Ciências, Prática docente, Organização curricular.
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente dissertação de Mestrado trata sobre o ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental Anos Inicias e a organização curricular. Nesse sentido, o estudo investigou quais práticas docentes podem ser estabelecidas para uma proposta curricular, em que o ensino de ciências seja componente articulador de teorias e práticas científicas que ampliem visões de mundo a partir de uma perspectiva histórico-cultural. O texto apresentado possui três seções que tratam sobre o referencial teórico e uma seção sobre a metodologia da pesquisa, os resultados, bem como apresenta um produto final (proposta de intervenção). Para fundamentar este trabalho foram trazidas as contribuições de alguns autores que da área de Ciências Naturais como Krasilchik (2000); do currículo, como Lopes e Macedo (2002), Sacristán (2000), da Didática das Ciências Naturais, os estudos de Geraldo (2009) e Prática educativa as considerações de Zabala (1998). Na parte metodológica, foi escolhido o tipo de pesquisa participante. Os dados coletados nas observações, entrevistas e grupos focais, serviram para o processo de composição do produto final da pesquisa, que se materializou em um Caderno de Situações didáticas com temas Ciências Naturais para o 5º ano.
Interno - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Presidente - 2412979 - MARIA JOSE ALBUQUERQUE SANTOS