Banca de DEFESA: JULIO CESAR DE FRANCA DIAS

DISCENTE: JULIO CESAR DE FRANCA DIAS
DATA: 25/03/2019
LOCAL: SALA 305, BLOCO F, CCSo
TÍTULO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA: Uma proposta metodológica no Centro de Ensino Nina Rodrigues, no município de Anajatuba – MA São Luís
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental. Geografia. Natureza. Anajatuba.
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa parte da Educação Ambiental (EA) em uma perspectiva conceitual, considerando que, apesar de ser uma discussão tão atual, exige a compreensão das bases teóricas, dos percursos históricos e da legislação para chegar às práticas pedagógicas que contribuam para uma efetiva implantação da EA. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa no Centro de Ensino Nina Rodrigues, localizado no município de Anajatuba – MA, no intuito de favorecer metodologicamente a abordagem da EA nas aulas de Geografia. Para isso, realizamos estudos teóricos (AGUIAR, 2016; DIAS, 2004; SEGURA, 2001; MENDONÇA, 2012; SANTOS, 2008) e pesquisas de campo, com entrevistas junto aos docentes e à direção, bem como aplicamos questionários com discentes do 3º ano do ensino médio. Além disso, realizamos observações e registros fotográficos. Este estudo fundamenta-se nas exigências legais que determinam a presença da EA em todos os níveis de ensino e busca contextualizar a temática ambiental, já que Anajatuba faz parte de uma área de proteção ambiental da Baixada maranhense, caracterizando-se por um ambiente que possui considerável biodiversidade, potencial hídrico e comunidades tradicionais. Diante desse contexto, identificado por prévias observações e visitas a campo, não observamos nenhuma ação nem por parte do poder público e nem dos agentes escolares voltadas para inserção e promoção da EA no chão da escola. Portanto, alicerçamos nossa proposta nas discussões teóricas e documentais para chegarmos à realização de oficinas. Todo o caminho percorrido nessa pesquisa e os registros foram organizados em um portfólio que representa nosso produto final e servirá de material de apoio na práxis dos professores de Geografia. Diante desse estudo, verificamos que não há receitas prontas para serem aplicadas, mas um dos elementos a serem considerados na abordagem da EA nos espaços escolares é o resgate da relação dos discentes com o local em que vivem, ativando a noção de cidadania e a responsabilidade social na formação de sujeitos preocupados com ações de mudança. Essa realidade faz das aulas de Geografia, da prática pedagógica em si, mais que momentos de transmissão de conteúdos: singulariza-se por uma construção de conhecimentos e formação de cidadãos na promoção da Educação Ambiental.
Presidente - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Externo à Instituição - LIZ CRISTIANE DIAS - UFPel