Banca de DEFESA: RAIMUNDA MARIA BARBOSA DE SA

DISCENTE: RAIMUNDA MARIA BARBOSA DE SA
DATA: 25/04/2019
LOCAL: SALA 305, BLOCO F, CCSo
TÍTULO: O MULTIPLANO NO PROCESSO DE ENSINO DA MATEMÁTICA: intervenções educacionais para estudantes com deficiência visual e estudantes videntes com dificuldade de aprendizagem
PALAVRAS-CHAVES: Dificuldade de Aprendizagem. Educação Matemática. Estudantes com Deficiência Visual. Multiplano. Professores
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa teve como objetivo principal: construir com professores/ledores intervenções educacionais para estudantes do Ensino Médio com deficiência visual e estudantes videntes com dificuldade de aprendizagem utilizando o Multiplano para elaborar um caderno com orientações metodológicas para o ensino da Matemática, de acordo com os seguintes objetivos específicos: (1) Identificar a utilização dos recursos metodológicos no ensino de Matemática por professores/ledores no Ensino Médio; (2) Verificar o uso do Multiplano no ensino da Matemática na classe comum do ensino regular; (3) Avaliar/reavaliar o senso de conhecimento numérico dos estudantes com deficiência visual e os estudantes videntes com dificuldades de aprendizagem na Matemática; (4) Aplicar intervenção educacional com o Multiplano; (5) Propor um caderno com orientações metodológicas para professores das possibilidades do Multiplano no ensino da Matemática. O método de procedimento foi a pesquisa do tipo intervenção e a técnica de análise de conteúdo mediante a categorização dos dados, envolvendo amostra 06 estudantes (02 com deficiência visual - DV e 04 videntes com dificuldade de aprendizagem), na faixa etária de 15 a 20 anos, matriculados em um centro de ensino médio da rede estadual no município de Imperatriz-MA, e 06 professores (02 de Matemática, 02 ledoras de estudantes com DV e 02 da sala de recursos multifuncionais - SRM ). Foram aplicados, na amostra dos estudantes, ficha de identificação e o Teste de Conhecimento Numérico adaptado de Okamoto e Case (1996) e aos professores/ledores uma entrevista estruturada. Os dados obtidos foram submetidos tanto à análise descritiva quanto à análise de conteúdo. Com referência (1ª / 2ª aplicação do teste). Em relação aos números naturais, os estudantes com DV mantiveram os resultados (100% e 50%) de acertos e estudantes videntes que se destacaram (de 14% para 85% e de 14% para 42%) de acertos. Em relação aos números inteiros, os estudantes com DV mantiveram os resultados (100% e 60%), e estudantes videntes conseguiram alcançar (de 15% para 23% e de 30% para 46%) de acertos. Em relação aos números racionais, os estudantes com DV tiveram êxito (de 68% para 87% e de 6,25% para 37,5%) de acertos e os estudantes videntes tiveram resultados de superação (de 56% para 68%, de 37% para 56%, de 31% para 43%, e de 18% para 50%). As entrevistas revelam a necessidade de novos percursos de aprendizagem para estudantes e ledores, diálogos entre os professores das diferentes salas, para aprender a ensinar pessoas com deficiência e com dificuldade de aprendizagem. Foi demonstrado que a intervenção pedagógica foi satisfatória para os estudantes com DV e estudantes videntes, ambos apresentaram avanços em relação aos números racionais, demonstrando que a intervenção utilizando recursos complementares junto ao Multiplano contribuiu para alcançar o objetivo de melhorar a aprendizagem dos conhecimentos básicos da Matemática.
Externo à Instituição - Cecília Guarnieri Batista - UNICAMP
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR