Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: KÁTIA REGINA DOS SANTOS CASTRO

2019-06-26 20:49:04.026

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KÁTIA REGINA DOS SANTOS CASTRO
DATA: 15/07/2019
HORA: 08:30
LOCAL: SALA 203, BLOCO A, CCSo
TÍTULO: A LINGUAGEM MUSICAL E AS PRÁTICAS MÚSICO-EDUCATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um estudo na Unidade de Educação Básica Bernardina Spíndola São Luís
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil. Linguagem Musical. Práticas Músico-educativas. Formação docente.
PÁGINAS: 103
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa teve por objetivo geral propor o uso da linguagem musical por meio de práticas músico-educativas visando a aquisição de habilidades e aprendizagens significativas através da construção de uma proposta pedagógica com práticas músico-educativas. Os objetivos específicos foram: Compreender que concepções teóricas e metodológicas sobre a linguagem musical as educadoras das turmas pesquisadas têm para o desenvolvimento de habilidades em crianças pequenas; Averiguar como a linguagem musical pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades de crianças pequenas da escola municipal UEB Bernardina Spíndola; Construir uma Proposta Pedagógica com práticas músico-educativas para o desenvolvimento de habilidades como recurso didático para o educador visando à formação integral das crianças pequenas. A metodologia de abordagem adotada é a qualitativa, e de procedimento utilizaremos as pesquisas bibliográfica, participante e a cartográfica, tendo como principais aportes teóricos Gil (2017), Boccato (2006), Bogdan E Biklen (1994), Thiollent (1985), Prodanov E Freitas (2013), Deleuze E Guattari (1995), Kastrup; Passos (2009), Kastrup (2016). Serão utilizados instrumentos de produção e coletas de dados: textos, fotografias, entrevistas semiestruturadas, músicas, imagens, observações participantes, diário de campo. Para análise e interpretação dos dados, utilizaremos as transcrições das entrevistas, dos relatos das docentes e das crianças, notas de campo, quadro de resposta. O presente texto possui quatro seções: a Introdução, Breve Histórico da Infância e da Educação Infantil no Brasil, A Formação Continuada de Docentes da Educação Infantil e as práticas músico-educativas para o desenvolvimento de habilidades das crianças pequenas e a Metodologia da Pesquisa. Nas três primeiras seções nos apoiamos em autores como Gobbi (2010), Lino (2007), Brito (2003), Ariès (1978), Barbieri (2012), Abuchaim (2018), Bellochio (2014), Dias (2012), Duarte (2010), Kuhlmann Jr (1998), Rosemberg (2008), Rinaldi (2012), Oliveira (2008), Kishimoto (2002), e em documentos oficiais do MEC e normativos como a LDB (1996), RCNEI (1998), DCNEI (2009), CF (1988). Foi elaborada uma seção denominada Plano da Dissertação, onde descreve as seções apresentadas e as que ainda serão produzidas e o cronograma das atividades já realizadas e a realizar.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2806075 - JOAO FORTUNATO SOARES DE QUADROS JUNIOR
Presidente - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO
Interno - 2416039 - LIVIA DA CONCEICAO COSTA ZAQUEU

fim do conteúdo