Banca de DEFESA: ANA CRISTHINE ALGARVES RIBEIRO

DISCENTE: ANA CRISTHINE ALGARVES RIBEIRO
DATA: 10/07/2019
LOCAL: SALA 201, BLOCO E, CCSo
TÍTULO: O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS EM UMA TURMA DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias digitais de informação e comunicação. Ensino de Ciências. Sequência Didática. Recursos didáticos digitais. Blog.
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente dissertação de mestrado trata do desenvolvimento de uma pesquisa organizada em torno do tema tecnologias na educação, na qual buscamos analisar as possibilidades e as dificuldades para o desenvolvimento de atividades que articulem o uso de um blog e de outras de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) como ferramentas mediadoras no processo de ensino e aprendizagem de Ciências, através de mediações realizadas pelo professor, como forma de possibilitar uma maior articulação entre os fenômenos e fatos cotidianos observados e o conhecimento elaborado e compartilhado culturalmente dentro da sociedade, a partir de uma perspectiva histórico-cultural. Assim, para alcançá-lo, foi construída uma sequência didática, contendo os conteúdos abordados e o desenvolvimento do blog utilizado como recurso didático para o desenvolvimento das atividades propostas. Como referencial teórico e bibliográfico, foi utilizado trechos das legislações referentes às políticas educacionais voltadas para o uso de TDIC na educação brasileira, PCN (1997) e BNCC (2017), as contribuições de alguns autores da área de Ensino de Ciências, como Krasilchik (2000), Cachapúz et al (2002), Pozo e Crespo (2009), as considerações sobre o uso de TDIC na educação de Morán (2013) e Kensky (2012), e os estudos sobre o uso de blog no contexto educacional, de Bottentuit Junior (2011), entre outros. O percurso metodológico adotou uma abordagem qualitativa, utilizando os procedimentos de uma pesquisa ação, com uma amostra de sujeitos participantes composta pelo professor de Ciências e 22 alunos da turma do 9° Ano do Ensino Fundamental. Os instrumentos utilizados na coleta os dados, foram: ficha para a observação participante e questionário contendo perguntas abertas e fechadas. Como resultado desta pesquisa, considera-se que ainda existem dificuldades para a inserção das TDIC no contexto educacional, entretanto, a mediação proporcionada pelo professor, aliada ao uso do blog e de outras TDIC, como ferramentas mediadoras nas aulas de Ciências, ampliam a possibilidade de aprendizagem de conhecimentos científicos, por despertarem nos alunos uma maior participação neste processo.
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Interno - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE