Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEIA SILVA PINTO COSTA

DISCENTE: CLEIA SILVA PINTO COSTA
DATA: 12/07/2019
LOCAL: SALA 305, BLOCO F, CCSo
TÍTULO: A PRODUÇÃO TEXTUAL NA ALFABETIZAÇÃO: uma possibilidade de prática discursiva de linguagem para crianças do 3º ano
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização. Processo discursivo de linguagem. Produção Textual
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente projeto de dissertação, apresenta os encaminhamentos da pesquisa que está sendo desenvolvida bem o plano de dissertação como perspectiva para elaboração da dissertação conclusiva do mestrado profissional. Desse modo, o referido projeto traz a organização da pesquisa em curso, cujo objetivo é desenvolver orientações teórico-metodológicas na perspectiva discursiva de linguagem para potencializar a prática de produção textual no 3º ano da alfabetização. Para o alcance do que nos propomos lançamos mão da metodologia colaborativa que permite a participação das professoras envolvidas na pesquisa, que ao mesmo tempo em que se formam por meio das sessões reflexivas, passam a ter novas perspectivas de trabalho com a linguagem escrita para alunos do 3º ano da alfabetização. Para tanto, nos utilizamos de observações em sala para contextualizarmos o processo de alfabetização que acontece na escola campo, identificando as práticas metodológicas utilizadas nas propostas de escrita, bem como aplicação de entrevista semiestruturada junto às professoras para o diagnóstico de seus fundamentos teóricos e concepções a respeito da prática educativa com a linguagem escrita e da produção de texto. Posto isto, este projeto dissertativo está organizado em quatro seções: a introdução, na qual justificamos a proposta de pesquisa, as perguntas e os objetivos traçados. Apontamos, posteriormente, a escolha metodológica situando o caminho que estamos tomando na investigação. Ainda, discorremos sobre a alfabetização como processo discursivo de linguagem, os quais sustentarão as orientações teórico metodológicas para o trabalho com a produção textual, que serão materializadas em um fichário pedagógico. Após, trazemos a proposta de alfabetização, indicada pela SEMED para nas escolas municipais de São Luís e como tem sido desenvolvida na prática da sala de aula, no 3º ano, da escola campo. Apresentamos também o plano de dissertação, além do sumário completo e, por fim, o cronograma que está sendo seguido.
Presidente - 1352588 - VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO FERNANDES
Interno - 2336964 - JOELMA REIS CORREIA