Banca de QUALIFICAÇÃO: OTAINAN DA SILVA MATOS

DISCENTE: OTAINAN DA SILVA MATOS
DATA: 12/07/2019
LOCAL: SALA 203, BLOCO A, CCSo
TÍTULO: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO FILOSÓFICO: um estudo da proposta de Matthew Lipman nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na escola U.E.B. Monsenhor Frederico Chaves São Luís
PALAVRAS-CHAVES: Filosofia para Crianças. História da Infância e Criança. Comunidade de Investigação.
ÁREA: Educação
RESUMO: Frente a esse trabalho de dissertação que visa esclarecer a importância da Filosofia para Crianças na Educação Básica, tem como princípio basilar a sua inclusão nos documentos oficiais da Educação. Com isso, esse estudo tem como prerrogativa mostrar uma metodologia utilizada por Matthew Lipman, na escola U.E.B. Monsenhor Frederico Chaves para os alunos do 4° ano dos anos iniciais. Nessa vertente foram feitas, de início, duas sessões teóricas para trazer à baila os referenciais teóricos e outra sessão abarcando os procedimentos metodológicos. Na primeira sessão mostra a questão histórica da infância e criança e sua aparição no tempo, bem como a forma de alguns filósofos conceberem essa fase e a representação da criança. Para complementar, alguns autores fundamentaram esses conceitos provenientes de uma realidade. Dentre eles Ariès (1978), Kuhlmann Jr. (1998), Platão (2010), Rousseau (2004). A sessão seguinte traz contribuições da filosofia de Matthew Lipman, sua trajetória em busca de integrar essa disciplina ao currículo escolar e contribuições que o ajudaram a montar a Comunidade de Investigação. Para isso, a ajuda de autores como Silveira (2003), Brocanelli (2010), Sharp (1995), foram de suma importância. Como metodológica foi descrito a cartográfica que é um instrumento de pesquisa baseado em Passos, Kastrup e Escóssia (2015). Afirmam que esse método cartográfico é uma investigação baseada na empiria e que tudo o que se vê na investigação é válida. Para coleta de dados foram usados questionários com os docentes, entrevistas com os discentes e fotografias. Observações não-participantes e sistemáticas. Foi elaborado um Plano de Dissertação que mostra descritivamente o que já foi feito o que ainda será construído logo depois da qualificação de mestrado. Por último, foi elaborado um cronograma para ajudar no processo de ações durante a pesquisa em campo.
Presidente - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO
Interno - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES