Banca de DEFESA: GEORGE RIBEIRO COSTA HOMEM

DISCENTE: GEORGE RIBEIRO COSTA HOMEM
DATA: 01/08/2019
LOCAL: SALA 203, BLOCO A, CCSo
TÍTULO: O CURRÍCULO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO: desafios e perspectivas da prática docente
PALAVRAS-CHAVES: Currículo. Filosofia. Pós-crítica. Ensino.
ÁREA: Educação
RESUMO: Este estudo objetiva uma proposta de redimensionamento do Currículo, por meio de um produto a partir de uma análise curricular do conteúdo de Filosofia no ensino médio do IFMA- campus Santa Inês, fundamentada na perspectiva pós-crítica. Buscamos investigar o currículo, identificando os temas e conteúdos pertinentes à construção da identidade e subjetividade do cidadão–trabalhador. Propusemos uma ressignificação do currículo para que se constitua em um instrumento concorrente para a prática docente. Refletimos acerca de como o currículo pode se instaurar enquanto instrumento de poder a partir do pensamento de Foucault. Apontamos o currículo como mecanismo disciplinador pedagógico e a escola como recinto das Relações de Poder. A nossa abordagem refletiu os possíveis diálogos entre teorias curriculares tradicionais, críticas e pós-críticas. Nesse processo abordamos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em relação aos desafios para as discussões curriculares no Brasil. A pesquisa é de cunho qualitativo, pautada em alguns passos da pesquisa ação. Para a coleta de dados realizamos observações, estudos de documentos oficiais e entrevista semiestruturada com o professor, bem como intervenções realizadas com duas turmas do 3º ano do ensino médio. Durante a pesquisa, percebemos a necessidade da construção de um arquétipo educativo, capaz de criar uma atitude de alteridade frente ao saber, assim como formar sujeitos autônomos em relação às estratégias do poder disciplinador imposto por currículos engessados.
Presidente - 1186443 - ELISA MARIA DOS ANJOS
Interno - 2412979 - MARIA JOSE ALBUQUERQUE SANTOS