Banca de DEFESA: GENI PEREIRA CARDOSO

DISCENTE: GENI PEREIRA CARDOSO
DATA: 22/08/2019
LOCAL: SALA 203, BLOCO A, CCSo
TÍTULO: REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: contribuições a constituição do conceito de fração no 5º do ensino fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Registros semióticos. Fração. Ensino Fundamental.
ÁREA: Educação
RESUMO: Este trabalho versa sobre uma pesquisa que teve como objetivo desenvolver uma proposta de intervenção em uma turma do 5º ano do ensino fundamental que viesse auxiliar na aprendizagem da fração subsidiada por premissas Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Visando o alcance desse objetivo, buscou-se compreender como a teoria de Duval poderia subsidiar no processo de ensino de aprendizagem da fração no 5º ano. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com característica da pesquisa colaborativa que foi realizada em uma escola da rede pública municipal de São Luís- ma. Teve como colaboradora uma professora do 5º ano do Ensino fundamental da escola Odorico Câmara e como sujeito os seus alunos. Utilizou-se como instrumento de coleta a observação participante, entrevista com a professora e atividade diagnóstica com os alunos. A pesquisa apontou que a visão da professora a respeito da fração e seu ensino é bem estreita e que sua pratica é direcionada por uma concepção bem distante das tendências de ensino da Matemática mais atuais. Os conhecimentos dos alunos a respeito da fração e conteúdos afins eram bem aquém do esperado para alunos do 5º ano Ensino fundamental. A pesquisa apontou também que a Teoria dos Registros de Representação Semiótica pode oferecer contribuições significativas ao ensino da matemática e da fração. Pois ao fim da proposta de intervenção os alunos demonstraram ter se apropriado da ideia de fração e ainda ampliaram a capacidade de compreensão de enunciados matemáticos e conhecimentos de outros conteúdos dos blocos de números e operação.
Externo à Instituição - JOAO COELHO SILVA FILHO - UEMA
Presidente - 063.960.973-20 - RAIMUNDO LUNA NERES - UFMA