Banca de DEFESA: ANA PAULA LIMA CERQUEIRA MARQUES

DISCENTE: ANA PAULA LIMA CERQUEIRA MARQUES
DATA: 23/08/2019
LOCAL: SALA 203, BLOCO A, CCSo
TÍTULO: AS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA: uma proposta pedagógica para o ensino de Ciências
PALAVRAS-CHAVES: Infecções Sexualmente Transmissíveis. Ensino de Ciências. Educação Sexual. Proposta Pedagógica
ÁREA: Educação
RESUMO: Na atualidade há uma alta incidência de jovens com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) indicando a necessidade da realização de trabalhos educativos com ações direcionadas à promoção da saúde destes jovens. Com base nesta premissa, foi realizada esta pesquisa de cunho qualitativo tendo como objetivo principal a construção de uma proposta pedagógica para os docentes de Ciências da área de entorno do Itaqui Bacanga e do Anil sobre IST, tendo como pilares norteadores a Educação em Saúde e Educação Sexual. Os objetivos específicos que nortearam o desenvolvimento deste estudo incidiram em conhecer as concepções docentes sobre as IST e sua relação com a Educação em Saúde a Educação Sexual, quais as suas percepções sobre a importância da prevenção em sala de aula; quais os entendimentos docentes sobre a Educação Sexual como possibilidade didática na prevenção às IST e ainda verificar quais os recursos ou estratégias pedagógicas utilizadas pelos docentes para o desenvolvimento destes temas em sala de aula. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado a entrevista semiestruturada. No percurso do estudo foram realizadas três sequências de intervenções pedagógicas: uma somente com os docentes e outras duas com os discentes e docentes em oficinas para a validação de produto e que propiciaram relevantes dados para a construção da proposta pedagógica em formato de e-book. Os dados obtidos na presente pesquisa foram estruturados e avaliados segundo a Análise de Conteúdo de Bardin. Ao final deste estudo foi possível evidenciarmos que os docentes desconhecem a nova nomenclatura das IST, utilizam como principal recurso o livro didático e reconhecem a importância de sua abordagem didática e preventiva em sala de aula para a promoção da saúde dos educandos. Constatamos que a prevenção ainda que seja uma prática nas aulas de Ciências, os alunos continuam a apresentar dificuldades em buscar nos docentes amparos às suas dúvidas, assim como, os docentes ainda encontram dificuldades em desenvolver o trabalho da prevenção às IST nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Contatamos também a necessidade de uma participação mais efetiva de docentes de outras disciplinas para trabalhar de forma transversal a prevenção junto aos alunos e não somente o professor de Ciências, evidenciamos que as aulas de Educação Sexual ainda incidem em sua grande maioria sob a perspectiva biomédica e não perspectiva da Educação Sexual Transformadora que reconhece o aluno como ser sócio cultural, não abstrato, mas participativo do processo educacional e que necessita de ações e caminhos que os conduzam à posturas crítico reflexivas de sua realidade e mesmo de enfrentamentos. Esperamos que a proposta pedagógica produzida na forma de e-book possa contribuir na construção de conhecimentos sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis tendo como pilares para esta construção a Educação Sexual e a Educação em Saúde.
Interno - 1186443 - ELISA MARIA DOS ANJOS
Externo à Instituição - JACKSON RONIE SA DA SILVA - UEMA