Banca de DEFESA: AMANDA MARCOS COELHO

DISCENTE: AMANDA MARCOS COELHO
DATA: 27/08/2019
LOCAL: SALA 203, BLOCO A, CCSo
TÍTULO: ATIVIDADES LÚDICAS E O ENSINO DA ÁGUA: A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA PELO VIÉS DA FORMAÇÃO REFLEXIVA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Ciências. Água. Lúdico. CTS.
ÁREA: Educação
RESUMO: Este estudo tem como objetivo analisar a presença do conteúdo Ciclo da Água no Ensino Fundamental em uma Escola Municipal de São Luís, com o intuito de compreendermos como podemos contribuir para que o ensino e aprendizagem acerca do Ciclo da Água sejam mais atrativos visando, à participação e construção do senso crítico dos alunos e de professores na formação de uma sociedade. Visto que, a água sendo um bem imprescindível para existência da vida na Terra precisa ser devidamente estudada desde a infância levando em consideração conhecimentos conceituais, social e político. Assim, a utilização de metodologias diferenciadas em prol da participação ativa das crianças no ambiente escolar, contribuirá para que o senso crítico seja aprimorado, uma vez que os alunos, através do lúdico, conseguem explicitar e escutar diferentes pontos de vista sobre determinada problemática. Para o desenvolvimento da pesquisa, pretendemos utilizar a abordagem qualitativa. Como proposta, sugerimos um jogo para o ensino de Ciências abordando conteúdos do Ciclo da água para apoio pedagógico dos professores e alunos do 5° ano, com intuito de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem.
Presidente - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Externo ao Programa - 407643 - MARIA CONSUELO ALVES LIMA