Banca de DEFESA: WALDELICE OLIVEIRA ALMEIDA

DISCENTE: WALDELICE OLIVEIRA ALMEIDA
DATA: 26/08/2019
LOCAL: SALA 203, BLOCO A, CCSo
TÍTULO: O ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: a formação de sujeitos ecológicos a partir do Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental. Ensino de Ciências. Livro didático. Sujeito ecológico.
ÁREA: Educação
RESUMO: No que se refere ao ensino de ciências, os atuais paradigmas educacionais apontam para a necessidade de promoção de um ensino voltado para a cidadania estimulando a construção de valores e atitudes nos sujeitos em formação, através da reflexão crítica e participativa na sociedade, atentado para os saberes científicos a serem adquiridos de forma significativa. No tocante ao papel de educador, entende-se como importante estimular práticas consonantes com os ideais ecológicos uma vez que nesse viés proporciona desenvolver atitudes e comportamentos ecologicamente aceitos orientando as escolhas no sentido da proteção do meio ambiente. Dessa forma, a presente dissertação abordou uma discussão que diz respeito a relação entre ensino de Ciências e Educação Ambiental para a formação dos sujeitos ecológicos a partir do Ensino Fundamental. Os referenciais teóricos utilizados para nortear as discussões basearam-se principalmente em Carvalho (2012), Reigotta (2014), Freitag, Motta e Costa (1993), Krasilchik (1987), Mello e Longhini (2013), Maknamara (2009) assim como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), a Base Nacional Comum Curricular (2017), a Política Nacional de Educação Ambiental – Lei nº 9.795/1999, a Política Estadual de Educação Ambiental - Lei Nº 9.279 de 20 de outubro de 2010. O estudo utiliza a perspectiva de pesquisa qualitativa cuja coleta de dados deu-se em seis escolas da rede municipal do Ensino Fundamental de São Luís - MA tendo como sujeitos os professores de Ciências com os quais foram aplicados questionários e entrevistas com o objetivo investigar a concepção conceitual, científica e social sobre Educação Ambiental além de uma breve análise de materiais didáticos utilizados por esses professores com o propósito de caracterizar as ações pedagógicas de cunho ambiental desenvolvida por eles. Os resultados descritos apontam que a inserção da educação ambiental nas escolas ainda apresenta dificuldades, está condicionada a sua presença nos livros didáticos, que organizam o conteúdo e planejam as ações e à subjetividade ecológica do professor. Em consonância com o mestrado profissional, o produto desta pesquisa configurou-se em um paradidático que buscou efetivar a presença da educação ambiental de forma contextualizada, atendendo às características locais e na perspectiva socioambiental.
Externo ao Programa - 2776352 - ANTONIO JOSE DA SILVA
Presidente - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES