Banca de DEFESA: TAISE HELENA DE SOUSA SILVA

DISCENTE: TAISE HELENA DE SOUSA SILVA
DATA: 20/08/2019
LOCAL: SALA 203, BLOCO A, CCSo
TÍTULO: A FEIRA DE CIÊNCIAS COMO INSTRUMENTO PARA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
PALAVRAS-CHAVES: Feira de Ciências; Ensino de Ciências; Alfabetização Cientifica; Aprendizagem Significativa.
ÁREA: Educação
RESUMO: Neste trabalho analisou-se as concepções e os procedimentos de construção e implementação de Feiras de Ciências utilizadas como instrumento para a aprendizagem significativa de conteúdo de Ciências no Ensino Fundamental Anos Iniciais das Unidades de Educação Básica, Núcleo Anil, no município de São Luís/MA. O marco teórico que auxiliou a pautar o caminho das discussões compreenderam-se em Delizoicov e Angotti (2011), Selbach (2010) que fundamentam o Ensino de Ciências; Ausubel (1968 e 1878) a Aprendizagem Significativa, Mancuso (1993) Feira de Ciências, Chassot (2000 e 2003) Alfabetização Científica. Na pesquisa documental, sustentada na constante revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais a Educação Básica (2013) e dos PCN’s para Ciências (BRASIL, 1997 e 1998), Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional - LDB (BRASIL, 1996) e Base Nacional Curricular Comum – BNCC (BRASIL, 2016) documentos que norteiam a base curricular do Ensino de Ciências no Brasil. Delineou-se portanto, as etapas da investigação na perspectiva de pesquisa qualitativa utilizando os preceitos da abordagem documental e participante e do uso de questionário como instrumento para coleta de dados que vetorizaram as discussões para a análise de conteúdo, possibilitando a construção de um “Caderno de orientações e estratégias para implementação de Feiras de Ciências” como produto desta pesquisa. Ressalta-se que o campo de pesquisa, bem como os sujeitos participantes inseriram-se em critérios de seleção observando as peculiaridades e necessidades formativas da escola pública, no intuito de contribuir com a dinâmica dessas instituições no nível fundamental presentes no estado do Maranhão. As conclusões revelaram que as concepções dos sujeitos em relação a Feira de Ciências e seu uso na Educação Básica são de grande valia para aprendizagem significativa dos conteúdos de Ciências, para o desenvolvimento de atividades técnicos-cientificas e incentivo para Alfabetização Cientifica no Ensino Fundamental, além de se apresentar com um evento bem visto pelos professores e percebido como facilitador para o compartilhamentos de conhecimentos científicos, auxiliando também no desenvolvimento dos envolvidos no que diz respeito à educação pela pesquisa. Espera-se com este estudo contribuir com discussões, reflexões e mudanças de perspectivas no contexto escolar, especialmente quanto à necessidade e importância de novas metodologias de ensino e de utilização de instrumentos para promover aprendizagem com significado.
Presidente - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Interno - 2412979 - MARIA JOSE ALBUQUERQUE SANTOS