Banca de DEFESA: SAMARA OLIVEIRA DE GÓIS

DISCENTE: SAMARA OLIVEIRA DE GÓIS
DATA: 28/08/2019
LOCAL: SALA 203, BLOCO A, CCSo
TÍTULO: LEITURA SÓCIO INTERATIVA EM LÍNGUA INGLESA: uma proposta metodológica de ensino à luz da Linguística Aplicada São Luís
PALAVRAS-CHAVES: Estratégias de leitura. Língua Inglesa. Ensino Médio.
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta estudo trata da habilidade de leitura em língua estrangeira Inglês na perspectiva de ensino em salas de aula no Ensino Médio de uma escola pública estadual de São Luís. O objetivo geral da investigação foi construir um Caderno de Orientações Pedagógicas como proposta metodológica e aplicação prática de sequências didáticas, contendo gêneros textuais e estratégias de leitura. O trabalho partiu inicialmente de um estudo bibliográfico, levantando alguns fatos históricos relevantes sobre o ensino de línguas no Brasil e contextualizou a escolha do ensino (ou não) de línguas estrangeiras, em especial a inglesa, de acordo com os interesses e decisões políticas de cada momento. Foram utilizados também trechos dos documentos oficiais referentes às políticas educacionais brasileiras, LDB (1996), PCN (2000) e BNCC (2017), como referência do que tem sido estabelecido e o foco no desenvolvimento da habilidade línguística de leitura como prioridade na Educação Básica. Em seguida, algumas concepções de leitura em língua inglesa e seus mecanismos foram definidos, partindo da Linguística Aplicada e tomando como pressupostos as ideias de Almeida Filho (1999; 2013), Brown (1994), Lima Júnior (2016), Moita Lopes (1996) e Oliveira (2014; 2015) principalmente. Para desenvolvermos esta pesquisa, partimos do seguinte questionamento: Em que medida a aplicação de uma sequência didática com estratégias de leitura numa perspectiva sócio interacionista pode auxiliar no ensino e aprendizado de língua inglesa? Quanto a materialização, utilizamos como metodologia a pesquisa-ação, do tipo intervenção pedagógica com abordagem quanti-qualitativa. A amostra de sujeitos participantes foi composta por uma professora de Inglês e 2 turmas de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual do Maranhão. Os instrumentos de coleta de dados foram: a observação participante, ficha de observação, entrevistas semi-estruturadas e a aplicação de dois questionários mistos (diagnóstico e pós-intervenção). As formas representativas de análise de dados foram números percentuais representados em gráficos de rosca quantitativamente, e na parte qualitativa, utilizamos a análise de conteúdo semântico segundo Bardin (2016). Os resultados obtidos permitem concluir que a proposição metodológica elaborada e a aplicação das sequências didáticas foram uma experiência significativa para os participantes da pesquisa, incitando a reflexão e o início da mudança de concepção sobre o processo tradicional de leitura em língua inglesa.
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Presidente - 407784 - MARIZE BARROS ROCHA ARANHA