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Banca de DEFESA: WALTER RODRIGUES MARQUES

2019-07-31 23:09:17.976

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALTER RODRIGUES MARQUES
DATA: 23/08/2019
HORA: 14:30
LOCAL: SALA 203, BLOCO A, CCSo
TÍTULO: A CERÂMICA MARANHENSE NO ENSINO DE ARTES VISUAIS: Um estudo com estudantes de ensino médio do Centro de Ensino Paulo VI em São Luís (MA)
PALAVRAS-CHAVES: Ancestralidade. Arte/Educação. Cerâmica artesanal. Currículo. Identidade e pertencimento
PÁGINAS: 215
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A dissertação aborda a Cerâmica como conteúdo no ensino de Artes Visuais no Ensino Médio para a formação de sujeitos identitários com noções de pertencimento. Trata-se de uma pesquisa mista cuja coleta de dados aconteceu de maio a junho de 2019 no Centro de Ensino Paulo VI em São Luís (escola da rede estadual) e teve como sujeitos de pesquisa os estudantes de uma turma da 3ª série do Ensino Médio com os quais aplicou-se uma proposta didático-pedagógica em Artes Visuais tendo como conteúdo a Cerâmica, com o objetivo de proporcionar o conhecimento sobre essa vertente da Arte assim como oportunizar o reconhecimento da Cerâmica como atividade produtiva da cultural local, sua importância e aplicabilidade na azulejaria, na construção civil, com especial destaque para a cerâmica cultural artesanal e, consequentemente, artística, como artesanato e cerâmica utilitária. Portanto, oportunizando o reconhecimento do eu dos educandos através da Cerâmica como sujeitos de pertencimento, de identidade. Buscou-se nos livros didáticos do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) 2018-2020 de Arte e não foi encontrado essa linguagem como campo de estudo, mas apenas como ilustração informativa das culturas, como a cultura grega, a cultura Tupiguarani. No intuito de atender as orientações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96) no art. 26, 2º sobre o ensino de arte, especialmente em suas expressões regionais, é que a proposta se fundamenta teoricamente. Com a realização da pesquisa, que se configura como material didático prévio com conteúdo de cerâmica, a proposta pretendeu construir, a partir das contribuições da aplicação, material didático como sugestão para uso em sala de aula na educação básica, que contemplem sequências didáticas retratando os aspectos socioeconômicos e artísticos maranhenses de modo a subsidiar as ações pedagógicas com vistas à formação do sujeito pertencente pela reflexão acerca da problemática identitária em nível local, mas sem perder a dimensão global – o ser-no-mundo. O estudo ancora-se teoricamente em Silva (2015), Barbosa (2010; 2012), Saviani (2008), Hall (2006), Geertz (2014), Arroyo (2013), a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (2008), a LDB 9.394/96, os Parâmetros Curriculares Nacionais (2002). Esperamos que a realização do referido estudo possa contribuir para a efetivação da Educação significativa em Arte nas escolas e sua contribuição
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2806075 - JOAO FORTUNATO SOARES DE QUADROS JUNIOR
Externo ao Programa - 2270116 - LARISSA LACERDA MENENDEZ
Interno - 2804587 - VIVIANE MOURA DA ROCHA

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