Banca de DEFESA: FRANCISCA MARIA LOPES MENEZES NASCIMENTO

DISCENTE: FRANCISCA MARIA LOPES MENEZES NASCIMENTO
DATA: 26/08/2019
LOCAL: SALA 203, BLOCO A, CCSo
TÍTULO: MÚSICA POPULAR MARANHENSE NO ENSINO MÉDIO: um estudo quase-experimental com estudantes de arte do centro de ensino Manoel Beckman em São Luís-MA
PALAVRAS-CHAVES: Arte; Ensino Médio; Música Popular Maranhense.
ÁREA: Educação
RESUMO: O estudo versou sobre a Música Popular Maranhense (MPM), enquanto fenômeno de identidade cultural e importante ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento humano. O objetivo geral da pesquisa visou compreender de que maneira uma proposta didático-pedagógica, baseada na Música Popular Maranhense (MPM) pode influenciar o ensino e aprendizado de estudantes de arte do 1º ano do Ensino Médio, do Centro de Ensino Manoel Beckman, em São Luís–MA. O produto final foi materializado em uma Proposta Didática-Pedagógica no formato de Cartilha Didática para o ensino de Arte estruturado na MPM. Partiu-se do pressuposto de que a música maranhense se reveste em símbolos estéticos, poéticos e melódicos da cultura popular regional, sendo, portanto, rica em conteúdo para ser trabalhado em sala de aula, como uma das linguagens que compõem a matriz curricular da disciplina Arte, favorecendo dessa forma o processo de aprendizagem e de formação humana dos jovens. A metodologia utilizada se insere numa abordagem mista (BERGMAN, 2008; CRESWELL,2008; JOHNSON et al., 2007) Quanto a finalidade e procedimento o estudo se caracteriza como pesquisa aplicada, tendo sido adotado o método quase-experimental com extensão ao pré-experimental com um único grupo natural (SAMPIERE, CALLADO, BAPTISTA, 2013). Os resultados da pesquisa demonstram que a proposta experimental obteve resultados positivos tanto no que diz respeito à aquisição de conhecimento sobre a MPM, quanto com relação à avaliação da disciplina Arte. O DVD produzido com as composições criadas pelos estudantes durante a experiência, comprova que a MPM exerce forte influência no processo de ensino e aprendizado de estudantes do Ensino Médio.
Presidente - 2806075 - JOAO FORTUNATO SOARES DE QUADROS JUNIOR
Interno - 407784 - MARIZE BARROS ROCHA ARANHA