Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANDA MARTINS CAMPOS

2019-08-06 16:20:08.541

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUANDA MARTINS CAMPOS
DATA: 26/08/2019
HORA: 14:30
LOCAL: SALA 305, BLOCO F, CCSo
TÍTULO: SEGUINDO OS PASSOS DOS GRIÔS: A oralidade como instrumento metodológico para o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana para crianças na Unidade de Educação Básica (UEB) Tancredo Neves – ISEMA
PALAVRAS-CHAVES: Oralidade. Ensino. Lei 10.639/2003.
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa trata sobre a oralidade como instrumento metodológico para o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana para crianças na Unidade de Educação Básica (UEB) Tancredo Neves – ISEMA. O objetivo da pesquisa é desenvolver um Kit Pedagógico com orientações didáticas para a utilização da oralidade griô à luz da Lei 10.639/03. A pesquisa tem como questionamento central saber da possibilidade de se produzir um Kit Pedagógico com orientações teórico-metodológicas para a utilização da oralidade Griô à luz da Lei 10.639/03 na UEB Tancredo Neves - ISEMA. O estudo está organizado em seis seções. A primeira seção descreve a Introdução, na qual apresentamos a configuração teórica, metodológica e organizativa do texto dissertativo. A segunda seção trata sobre os fundamentos conceituais da educação de crianças. A terceira seção discorreu sobre a Lei nº 10.639/03 , na qual discorremos sobre os seus pressupostos históricos e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na perspectiva da interculturalidade. A quarta seção aborda sobre os passos metodológicos dos griôs, referente à história oral. É discorrido sobre os griôs e a história oral africana. Na quinta seção discorremos sobre a pesquisa empírica, a qual ficou dividida em três subseções: A caracterização da UEB Tancredo Neves - ISEMA; a Metodologia da Pesquisa; A descrição do produto da pesquisa, que é Kit Pedagógico de orientações didáticas para a utilização da oralidade griô. Na sexta seção descrevemos o Plano da Dissertação, o qual mostramos todas as fases e ações realizadas e que ainda pretendemos realizar até a defesa final da pesquisa Na sétima e última seção, descrevemos o cronograma da pesquisa. As principais fontes bibliográficas utilizadas foram: Ariès (2006), Marchi e Sarmento (2017), Munanga (2005), Hampâté Bâ (2010), Joutard (2000) e Meihi (2002). O método de procedimento da pesquisa a ser adotado será o Estudo de Caso Instrumental. Os sujeitos da pesquisa serão as professoras do primeiro ciclo do Ensino Fundamental (1º e 2 anos), o gestor escolar e a coordenadora pedagógica Os instrumentos de coleta de dados serão a observação sistemática, as entrevistas e fotografias. A análise e interpretação dos dados se dará por meio de quadros, infográficos e fotografias.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Interno - 2770338 - DELCINEIDE MARIA FERREIRA SEGADILHA
Interno - 271722 - RAIMUNDO NONATO ASSUNCAO VIANA

fim do conteúdo