Banca de QUALIFICAÇÃO: DAULINDA SANTOS MUNIZ

DISCENTE: DAULINDA SANTOS MUNIZ
DATA: 02/09/2019
LOCAL: SALA 203, BLOCO A, CCSo
TÍTULO: ENSINO DE SOCIOLOGIA: Contribuições da Aprendizagem Colaborativa para o processo de ensino e aprendizagem da Sociologia no 1º ano do Ensino Médio
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem Colaborativa. Ensino de Sociologia. Práxis
ÁREA: Educação
RESUMO: O projeto da dissertação trata sobre Ensino de Sociologia: Contribuições da Aprendizagem Colaborativa para o processo de ensino e aprendizagem da Sociologia. O objetivo da pesquisa é elaborar um Caderno de Sugestões Pedagógicas para tratar dos conteúdos sobre Senso Comum e Conhecimento Científico da disciplina de Sociologia de forma interdisciplinar com os alunos do Primeiro Ano do Ensino Médio da Unidade Escolar Maria Firmina dos Reis. Dentro desta perspectiva destacamos a relevância da aprendizagem colaborativa no sentido de contribuir para a apreensão dos conteúdos da discussão sobre a importância da Sociologia no cotidiano dos estudantes em sua jornada de inserção no mundo adulto e do trabalho bem como para a práxis do docente responsável pela oferta da disciplina seja ele formado ou não em Sociologia. Para fundamentar a pesquisa utilizamos, dentro outros: Moraes (2001), Sarandy (2011), Tomazi (2004) que fundamentam o ensino de Sociologia; Freire (1999), Gardner (1995), Gadotti (1999), Lévy (1998), Piaget (1998), Saviani (1998) a aprendizagem; Arends (1997), Kurt Lewin (1947), Johnson (1992), Gilliam (2002), Morris (1997), Mattews (1995), Panitz (1996), Dillenbourg (1996) a Aprendizagem Colaborativa. Nossa pesquisa será um estudo de caso instrumental que reportamos na perspectiva de Marli André (2008), Yin (2005). Os sujeitos da pesquisa serão os professores do 1º ano do Ensino Médio, a coordenadora pedagógica e os discentes selecionado para aplicação do produto. Os instrumentos de coleta de dados serão: observação, entrevista não participantes, questionário e formulário. As análises e interpretação dos dados serão feitos através de quadros, tabelas e fotografias. Foi feita uma seção, intitulada Plano da Dissertação, a qual são descritas as seções apresentadas e as que serão construídas após a qualificação de mestrado. E, por conseguinte, foi feito um cronograma, o que são esboçados os momentos que cada ação da pesquisa será realizada.
Interno - 2770338 - DELCINEIDE MARIA FERREIRA SEGADILHA
Presidente - 1186443 - ELISA MARIA DOS ANJOS