Banca de DEFESA: ROSANGELA COELHO COSTA

2019-08-13 17:14:54.359

DISCENTE: ROSANGELA COELHO COSTA
DATA: 16/08/2019
LOCAL: SALA DE VIDEO CONFERÊNCIA, NÚCLEO DE TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO (NTI) DA UFMA
TÍTULO: PROJETO DE TRABALHO SOBRE O REGGAE: uma intervenção didático-pedagógica do ensino de Geografia na Unidade de Educação Básica Rosário Nina
PALAVRAS-CHAVES: Reggae. Projeto de Trabalho. Ensino.
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa trata sobre o uso do projeto de trabalho no ensino de Geografia. O objeto de estudo originou-se da necessidade de se trabalhar a questão étnico-racial, especificamente sobre o reggae, como um elemento de difusão da identidade afro-maranhense no ensino da Geografia no 7º ano do Ensino Fundamental. Para atendermos a referida necessidade, elegemos o projeto de trabalho como um instrumento de possibilidades em mediar a relação ensino e aprendizagem. O estudo iniciou fazendo uma fundamentação acerca do projeto de trabalho, assim como fundamenta as distinções entre pedagogia de projetos e projetos de trabalho, que em seguida nos posicionamos pelo segundo tipo de metodologia de projetos. Na esteira do projeto de trabalho, inserimos o reggae, enquanto um gênero musical afro-americano, haja vista que é originário da Jamaica e tendo ressonância no Brasil, sobretudo no Maranhão. Assim, a pesquisa fez uma seção sobre a história do reggae na Jamaica e no Maranhão. Buscando articular o fundamento teórico com a parte empírica, o estudo teve como local de investigação a Unidade de Educação Básica Rosário Nina, escola que possui um corpo discente constituído por maioria de afro-maranhenses. Para isso foi feita uma seção que tratou sobre a descrição do lócus da pesquisa; da metodologia trilhada; as análises e interpretações dos sujeitos da pesquisa, que foram as gestoras escolares, uma professora de Geografia e os discentes das turmas do 7º ano; e a descrição da nossa intervenção pedagógica por meio do produto, no caso foi uma web site, intitulada "Reggae no contexto escolar". A pesquisa teve como objetivo geral construir uma web site pedagógica sobre o reggae no contexto da metodologia do Projeto de Trabalho no ensino da Geografia no 7º Ano do Ensino Fundamental. Para fundamentar os estudos, nos apropriamos, principalmente, das seguintes fontes bibliográficas: Hernández (1998, 2017); Kilpatrick (1997); Dewey (1985); Boutinet (2002); Silva (2016), Cardoso (1997); White (1999), dentre outros. A investigação constituiu-se como um estudo de caso instrumental. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a observação não-participante, entrevistas estruturadas e questionário de questões mistas. O estudo concluiu que as atividades desenvolvidas por meio da metodologia do projeto de trabalho permitiram aos discentes terem mais interesse em saber e conhecer mais sobre o reggae no contexto do ensino da geografia.
Presidente - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Interno - 271722 - RAIMUNDO NONATO ASSUNCAO VIANA