Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSIARA COSTA SOARES

DISCENTE: ROSIARA COSTA SOARES
DATA: 28/08/2019
LOCAL: SALA 305, BLOCO F, CCSo
TÍTULO: A CONCEPÇÃO DISCURSIVA DE ALFABETIZAÇÃO NA SALA DE AULA: encaminhamentos didáticos para o ensino da linguagem escrita em turmas de 1º e 2º anos
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização discursiva. Leitura. Escrita. Produção de textos
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo analisar as concepções de linguagem, de leitura e de produção textual que norteiam a prática das professoras, visando a elaboração de encaminhamentos didáticos para o ensino da linguagem escrita a partir da concepção discursiva de alfabetização para os alunos do 1º e 2º anos. A pretensão é contribuir com o desenvolvimento do ensino da linguagem escrita por meio da concepção discursiva de linguagem e alfabetização. Assim, apresentamos as respostas para as questões de pesquisa: Qual a concepção teórico-metodológica das professoras do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental da escola X, para o desenvolvimento do trabalho pedagógico com a linguagem escrita? De que forma as professoras do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental da referida escola utilizam o texto no desenvolvimento do ensino da linguagem escrita? Quais os fundamentos teórico-metodológicos que dão sustentação ao processo de alfabetização na perspectiva discursiva de alfabetização?. Contudo, na seção 3, “As concepções de linguagem, alfabetização discursiva e o ensino da linguagem escrita”, respondemos aos seguintes objetivos: Identificar a concepção teórico-metodológica das professoras do 1º e 2º anos da escola X para o desenvolvimento do trabalho pedagógico com a linguagem escrita; Identificar de que forma as professoras utilizam o texto no desenvolvimento do ensino da linguagem escrita. Para alcançar tal intento, a opção metodológica foi a Pesquisa-Ação, na vertente da pesquisa colaborativa como possibilidade de pesquisa-formação. Para a sistematização e análises dos dados gerados, buscamos as contribuições teóricas de autores como; GERALDI (2009); ORLANDI (2005); BAKHTIN (2003), sobre discursividade e ensino da linguagem escrita; VYGOTSKY (2001), sobre a relação linguagem, pensamento e aprendizagem; SMOLKA (2012), cujos estudos versam sobre a concepção discursiva de alfabetização; JOLIBERT (1994); SMITH (1999); SOLÉ (1998); CURTO; MORILLO; TEIXIDÓ (2000), sobre leitura, escrita e produção de textos, dentre outros. O desenvolvimento da pesquisa influenciado pelos referidos autores tem nos permitido até aqui um mergulho no interior das salas de aula para percebermos como vem sendo desenvolvido o ensino da leitura e escrita nas referidas turmas, bem como iniciar um trabalho de delinear possiblidades de transformação nas práticas percebidas.
Interno - 2336964 - JOELMA REIS CORREIA
Interno - 2339735 - KACIANA NASCIMENTO DA SILVEIRA ROSA