Banca de QUALIFICAÇÃO: RACHEL BONFIM DA SILVA

DISCENTE: RACHEL BONFIM DA SILVA
DATA: 06/09/2019
LOCAL: SALA 203, BLOCO A, CCSo
TÍTULO: A METODOLOGIA WEBQUEST NO ENSINO DE BIOLOGIA E PERSPECTIVAS DE APRENDIZAGEM: uma proposta para o uso dessa metodologia no contexto do IFMA Monte Castelo
PALAVRAS-CHAVES: Metodologia WebQuest. Ensino-Aprendizagem. Biologia. Alimentos.
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa refere-se à reflexão sobre a Metodologia WebQuest no processo de ensino e aprendizagem no ensino de Biologia na educação básica. Outro sim, o nosso objetivo geral da pesquisa é investigar a eficácia da Metodologia WebQuest no processo de ensino e aprendizagem da disciplina Biologia, especificamente com estudantes do 2º ano do ensino médio de uma escola pública em São Luís - MA. A investigação apresenta, ainda, objetivos específicos, dentre eles temos: a) Verificar como os conteúdos sobre o tema Reino Plantae com foco na alimentação saudável estão sendo trabalhados na disciplina Biologia; b) Compreender quais são as metodologias de ensino na disciplina de Biologia são materializadas para desenvolver o tema Reino Plantae com foco na alimentação saudável está sendo desenvolvida na escola que será investigada; c) Construir uma cartilha como material de orientação de como desenvolver uma fanzine1 sobre o Reino Plantae com o foco na alimentação saudável na disciplina de Biologia por meio de uma WebQuest, bem como nosso produto será a fanzine de receitas locais sobre os alimentos saudáveis e alternativos. Para alcançá-los esses objetivos, adotamos um percurso metodológico cíclico em espiral pautado no método de pesquisa do tipo Pesquisa-participante, com abordagem predominantemente mista, isto é quantitativa e qualitativa, os nossos instrumentos e técnicas de recolher os dados utilizados na nossa investigação, foram: observação participante, questionário preliminar, questionário de auto avaliação individual, questionário de auto avaliação de grupo, e entrevista grupo focal. Os sujeitos participantes da pesquisa consistem na professora de Biologia, nos estudantes de uma turma do 2º ano do ensino médio do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) no Monte Castelo. Os resultados obtidos permitem concluir que a Metodologia WebQuest é uma potencial estratégia educativa que motiva o processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Biologia mediante a interação com a internet e a resolução de atividades desafiadoras que estimulam a construção das habilidades do domínio cognitivo superior como analisar, avaliar, criar, bem como, as habilidades do século XXI e a formação de um discente criativo ativo, autônomo, consciente e atuante em seu processo de aprendizagem.
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Interno - 2412979 - MARIA JOSE ALBUQUERQUE SANTOS