Banca de QUALIFICAÇÃO: YURI BARROS LOBO DA SILVA

DISCENTE: YURI BARROS LOBO DA SILVA
DATA: 10/09/2019
LOCAL: SALA 203, BLOCO A, CCSo
TÍTULO: O ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE TEMPO INTEGRAL EM SÃO LUÍS: um estudo de caso no Centro de Ensino Integral Margarida Pires Leal
PALAVRAS-CHAVES: Geografia. Interdisciplinaridade. Escola de tempo integral. Estudo do meio
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente projeto de dissertação versa sobre o ensino de Geografia no contexto de uma escola de tempo integral do estado do Maranhão. Por meio de autores como Cavalieri (2002), Gonçalves (2006), Moll (2009) e Libâneo (2015) discutimos a concepção de educação integral como aquela que almeja formar o estudante considerando não apenas os seus aspectos cognitivos, como também todas as suas outras dimensionalidades (social, afetiva, estética e etc.). Desta forma, concordando com Gadotti (2009), apresentamos o modelo de escolas de tempo integral como possibilidade para se alcançar uma educação integral. Para contextualizar a temática, apontamos algumas experiências de países desenvolvidos e em desenvolvimento, do Brasil e do Maranhão em relação aos programas de escolas de tempo integral. Discutimos também, o modelo pedagógico denominado “Escola da Escolha”, elaborado pelo Instituto de Corresponsabilidade da Educação (ICE), e que foi adotado pelas escolas de tempo integral do Maranhão, para que nessa conjuntura pudéssemos apresentar as possibilidades existentes para o ensino da Geografia. Assim, pudemos indicar que por meio da parte diversificada do currículo, disciplinas como as de Práticas e Vivência em Protagonismo, Iniciação Científica e sobretudo as Eletivas, favorecem a interdisciplinaridade e o trabalho colaborativo entre os professores e estudantes, agregando por consequência, uma maior carga horária para o desenvolvimento dos saberes geográficos. Assim, corroborando com autores como Santos (1986), Cavalcanti (2002) e Suertgaray (1997; 2003), ressaltamos a essência da Geografia como um componente curricular essencialmente interdisciplinar, em virtude do seu objeto de estudo, o espaço geográfico, requerer inúmeros conhecimentos para a sua compreensão, o que acaba contribuindo para o trabalho do professor de Geografia na proposição de situações de aprendizagens nas escolas de tempo integral. Dessa forma, partindo de uma investigação qualitativa, por meio de um estudo de caso instrumental, o qual de acordo com Stake (1995) preocupa-se na investigação sobre como uma determinada política é apropriada pelos atores escolares, realizamos nosso trabalho no Centro de Ensino Integral Margarida Pires Leal, que integra o primeiro grupo de centros de ensino a implementar o modelo de tempo integral. A partir de observações não participantes e de entrevistas semiestruturadas com o corpo pedagógico (gestor, coordenador de área e do professor de Geografia), a serem mensurados por meio de análise de conteúdo, pretendemos avaliar duas categorias, “modelo de tempo integral” e as possibilidades para o “ensino da Geografia, de modo a compreender o contexto com que o componente curricular está sendo desenvolvido na escola. Esses aportes, contribuirão para o desenvolvimento do produto final da dissertação que consiste em um Prospecto Pedagógico, contendo uma sugestão de roteiro de estudo do meio no Parque Estadual da “Lagoa da Jansen”, sendo construído a partir das prerrogativas de autores como Filho e Feltran (2003) e Pontuschka, Paganelli e Cacette (2007).
Interno - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Interno - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO