Banca de QUALIFICAÇÃO: MAÍRA CARLA MOREIRA ARAGÃO

DISCENTE: MAÍRA CARLA MOREIRA ARAGÃO
DATA: 13/09/2019
LOCAL: SALA 203, BLOCO A, CCSo
TÍTULO: O USO DA TECNOLOGIA MÓVEL COMO APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA UNIDADE DE EDUCAÇÃO BÁSICA NEIVA MOREIRA
PALAVRAS-CHAVES: Autismo. Tecnologia. Aplicativos.
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa refere-se ao estudo sobre o uso da tecnologia móvel para o desenvolvimento de habilidades de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Sala de Recurso Multifuncional da Educação Básica. O objetivo geral do estudo é investigar o uso das tecnologias móveis como apoio ao desenvolvimento de habilidades no processo de ensino e aprendizagem das crianças com Transtorno do Espectro Autista visando uma proposta de intervenção nesta instituição, apresentando ainda objetivos específicos, são eles: a) verificar como se dá o processo de ensino e aprendizagem dos alunos autistas da Sala de Recurso Multifuncional; b) analisar as ferramentas pedagógicas que estão sendo utilizadas pelos professores para o trabalho com alunos autistas; c) elaborar estratégias de utilização de smartphones e tablets para desenvolver habilidades e promover a aprendizagem dos alunos com TEA; d) Construir um aplicativo híbrido com estratégias que irão auxiliar na utilização do smartphone e tablet como ferramenta pedagógica para mediar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos autistas. Para alcançá-los, utilizamos a metodologia de pesquisa do tipo pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, tendo por instrumentos e técnicas de recolha de dados a observação, entrevistas e questionários. Os sujeitos da pesquisa são estudantes autistas e os professores regentes da Sala de Recurso Multifuncional da UEB Neiva Moreira, na cidade de São Luís - Maranhão. Para esse momento apresentaremos as seções teóricas que farão parte da Dissertação de mestrado, como as seções a respeito da Metodologia da Pesquisa com seus respectivos instrumentos e técnicas de coleta de dados, as fases da pesquisa, o tipo de tratamento para a análise de dados e o produto da pesquisa.
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Interno - 2416039 - LIVIA DA CONCEICAO COSTA ZAQUEU