Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS BRUNO CABRAL DE OLIVEIRA

DISCENTE: CARLOS BRUNO CABRAL DE OLIVEIRA
DATA: 16/09/2019
LOCAL: SALA 203, BLOCO A, CCSo
TÍTULO: A REALIDADE VIRTUAL COMO RECURSO EDUCATIVO: o uso da tecnologia por professores de Biologia
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias educacionais. Ambientes virtuais. Formação de professores. Ensino-aprendizagem. Ebook
ÁREA: Educação
RESUMO: A Realidade Virtual (RV) consiste na imersão em um ambiente digital por meio de um dispositivo acoplado à cabeça (HMD) que projeta imagens. Ao ensino de Biologia, as potencialidades da RV englobam a simulação de experimentos, a imersão em biomas, a representação virtual de animais, a exploração de estruturas macro e microscópicas etc. Há, também, cuidados específicos para a elaboração de aulas com RV, o que exige um olhar atento pelo professor. Este trabalho objetiva investigar o uso da Realidade Virtual por professores de Biologia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso cujos sujeitos serão professores de Biologia de uma escola pública de Ensino Médio em São Luís, MA. Primeiramente, realizamos um estudo teste que consistiu em uma oficina sobre tecnologias digitais na Educação em uma instituição de ensino superior em São Luís, MA, para os alunos de Licenciatura em Biologia, o que nos conferiu resultados parciais. Percebemos que a RV despertou interesse nos participantes, que a acharam de fácil uso, mesmo aqueles que não a haviam utilizado anteriormente. Diante disso, realizaremos visitas a uma escola para entendermos a realidade local e ter reuniões com a Gestão e professores para esclarecimentos sobre a pesquisa. A participação dos professores será concordada com a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para levantar os conhecimentos dos sujeitos sobre RV, aplicaremos questionários individuais. A partir dos dados obtidos, elaboraremos a intervenção, que consistirá em uma oficina sobre o uso da RV como recurso educacional. Na oficina, os professores serão apresentados a questões básicas da RV e poderão utilizá-la com HMD de baixo custo feitos de papelão. Na oficina, os professores também serão apresentados a sequências didáticas que fazem uso da RV. Procuraremos conhecer, então, como os professores desenvolveriam tais sequências em suas aulas, por meio de um questionário aberto, e realizaremos entrevistas para entendermos suas percepções quanto ao uso da RV. Os dados obtidos serão submetidos à análise de conteúdo, que consiste em três etapas: pré-análise, exploração do material e interpretação dos resultados. Para verificarmos como professores preveem a implementação da Realidade Virtual em suas aulas, analisaremos os dados obtidos nos questionários abertos aplicados durante a oficina. Tais dados serão analisados conforme o conjunto de competências e habilidades em Alfabetização Midiática e Informacional, proposta de alfabetização voltada a professores que promove o uso de tecnologias em aulas. Por fim, elaboraremos um ebook (livro digital), sobre o uso da RV voltado a professores de Biologia. O ebook terá uma parte teórica, com conceitos básicos sobre a RV, e uma segunda parte com sequencias didáticas e sugestões de recursos para os professores criarem seus próprios materiais de RV, anexo à versão final do trabalho, entregue à coordenação em CD-ROM e, caso autorizado, à escola.
Interno - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Presidente - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE