Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIA CRISTINA COLINS PEREIRA

2019-08-19 18:16:47.15

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIA CRISTINA COLINS PEREIRA
DATA: 03/09/2019
HORA: 14:30
LOCAL: SALA 203, BLOCO A, CCSo
TÍTULO: ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: aplicação da metodologia WebQuest no Ensino Médio do IFMA/ Campus São Luís-Monte Castelo
PALAVRAS-CHAVES: Língua Inglesa. Ensino de Língua Inglesa. Abordagens de ensino. Metodologia WebQuest
PÁGINAS: 64
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa trata sobre o ensino de Língua Inglesa (LI) por meio da aplicação da metodologia WebQuest (WQ), e tem como objetivo principal investigar os resultados advindos da aplicação da metodologia WQ voltada para o ensino de LI, mediante o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), associado ao material didático (livro didático), com a implementação de algumas abordagens de ensino contemporâneas (Abordagem Comunicativa, Abordagem de Aprendizagem Baseada em Tarefas e Aprendizagem Baseada em Projetos) para a efetiva aquisição dessa língua no processo ensino-aprendizagem. Os principais aportes teóricos são os trabalhos de Bardin (1977), Willis (1996), Nunan (1998), Richard; Rodgers (2001), Dodge (1995), Siemens (2004; 2006) bem como as contribuições de Almeida Filho (1991; 2007; 2011), Moita Lopes (1996), André (2005), Paiva (2005; 2009; 2015), Bottentuit Júnior (2010), Aranha (2005, 2015), Leffa (2016), e o documento oficial - BNCC (BRASIL, 2017; 2018). A pesquisa será realizada com duas turmas de Inglês como Língua Estrangeira (ILE), do primeiro ano do nível técnico Integrado ao Ensino Médio, do IFMA / Campus São Luís - Monte Castelo, no município de São Luís. A metodologia de abordagem adotada é a qualiquantitativa, quanto à natureza é uma pesquisa aplicada. Para a consecução dos objetivos propostos, utilizaremos a pesquisa exploratória e descritiva, pois não haverá interferência nos fatos observados. No que tange aos procedimentos técnicos, usaremos a pesquisa de campo com base na pesquisa bibliográfica e estudo de caso instrumental. Serão utilizados como instrumentos de coleta de dados - observação, questionários e entrevistas com os discentes e as duas professoras e, no final da pesquisa, entrevista por grupo focal. Para análise e interpretação dos dados, utilizaremos o formulário do Google Docs para auxiliar na tabulação das respostas dos discentes e professoras assim como gravações em áudio para as transcrições das entrevistas, à luz da Análise de Conteúdo. O produto da pesquisa é um Caderno de Orientação correlacionando o ensino de LI às proposições metodológicas da WQ para o corpo docente. Com esse estudo, esperamos suscitar novas pesquisas acerca do ensino de LI com a aplicação da metodologia WQ associada a algumas abordagens de ensino e instigar nos professores de línguas, particularmente de LI, sua utilização em sala de aula.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Interno - 1086108 - LUCIANA ROCHA CAVALCANTE
Presidente - 407784 - MARIZE BARROS ROCHA ARANHA

fim do conteúdo