Banca de QUALIFICAÇÃO: JUCILEIDE MELONIO PEREIRA SILVA

DISCENTE: JUCILEIDE MELONIO PEREIRA SILVA
DATA: 11/09/2019
LOCAL: SALA 305, BLOCO F, CCSo
TÍTULO: A GEOGRAFIA ESCOLAR NO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO: DELINEANDO SABERES RELEVANTES
PALAVRAS-CHAVES: Geografia Escolar. Meio Ambiente. Instituto Federal do Maranhão (IFMA).
ÁREA: Educação
RESUMO: A Geografia escolar consiste na construção do conhecimento desta disciplina na escola (MORAIS, 2011). O ensino de Geografia na escola possibilita diversas análises quanto ao conhecimento geográfico e ao ambiente escolar. Cavalcanti (1998) destaca o papel e a importância da Geografia para a vida dos alunos e a construção dos conhecimentos geográficos na escola como pontos importantes a serem discutidos. Nesse contexto o presente projeto de dissertação aborda a Geografia escolar no curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. O estudo tem como objetivo geral construir um material didático com orientações metodológicas para o ensino de Geografia no curso técnico em Meio ambiente, visando auxiliar a prática pedagógica dos docentes envolvidos na pesquisa e, por conseguinte colaborar com uma aprendizagem mais significativa. A pesquisa apresenta abordagem qualitativa fundamentada em Minayo (2011), Richardson (2008) e Oliveira (2010). Para o levantamento dos dados será utilizado o estudo de caso instrumental fundamentado em André (2005), Martins (2008) e Mazzotti (2006). Os instrumentos utilizados para obtenção dos dados são: observações, entrevistas e questionários. Serão realizadas rodas de conversas com os docentes, discentes e setor pedagógico visando à elaboração do material didático, o qual evidenciará temáticas que abordem problemáticas ambientais locais. O texto está estruturado em quatro secções, a saber: introdução, procedimentos metodológicos e duas secções que versam sobre o referencial teórico. Na introdução apresentamos de forma geral o que será pesquisado, na seção sobre procedimentos metodológicos apresentamos os caminhos que constituíram a pesquisa e nas seções teóricas são desenvolvidos enfoques sobre a Geografia escolar e o ensino técnico. O trabalho apresenta uma seção, intitulada Plano da Dissertação, na qual são descritas as seções apresentadas e as que serão construídas após o exame de qualificação do mestrado. Finalizando com a apresentação do cronograma da pesquisa, no qual são descritos os momentos em que cada ação será realizada.
Interno - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO
Presidente - 2412979 - MARIA JOSE ALBUQUERQUE SANTOS