Banca de DEFESA: ELISIANY DOS SANTOS BRITO

DISCENTE: ELISIANY DOS SANTOS BRITO
DATA: 21/08/2019
LOCAL: SALA 305, BLOCO F, CCSo
TÍTULO: RADIOATIVIDADE NO ENSINO MÉDIO EM UMA ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS)
PALAVRAS-CHAVES: Radioatividade. Ensino de Física. CTS. Evento científico. Conteúdos atitudinais.
ÁREA: Educação
RESUMO: As repercussões do desenvolvimento científico e tecnológico no cotidiano e, em consequência, a demanda por um cidadão crítico e ativo, exigem do ensino de ciência um papel relevante na educação básica. Em razão da importância dessas questões no contexto atual, este estudo apresenta uma proposta didática para a prática docente no ensino de ciência sobre o tema radioatividade, construída com base nos princípios da abordagem do movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A proposta consiste na realização de um evento de cunho científico e foi aplicada em duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio em uma escola pública da rede estadual na região urbana de São Luís (Maranhão), objetivando contribuir com a formação de um cidadão crítico, reflexivo, solidário e responsável, mediante questões da produção científica e tecnológica. Inicialmente, foi aplicado um questionário de sondagem sobre os conhecimentos prévios dos sujeitos da pesquisa, no intuito de nortear a abordagem e a metodologia a ser usada. Definida a abordagem e iniciada a aplicação da proposta, deu-se início às atividades que foram registradas a partir de observações feitas durante a realização das produções dos sujeitos da pesquisa, procurando identificar a evolução do conhecimento desses sujeitos sobre a temática radioatividade e do engajamento deles sobre as questões científicas e tecnológicas. As produções, realizadas com apresentações individuais e coletivas, demonstraram nos sujeitos da pesquisa o desenvolvimento de atitudes, habilidades e valores como autoestima, criatividade, comunicação oral, aprendizado colaborativo/cooperativo e solidariedade, bem como evidenciaram evolução relativamente à consciência da importância das questões pertinentes à ciência e à tecnologia para a sociedade atual. A experiência com a proposta didática ofereceu subsídios para a confecção de um e-book, que será compartilhado com professores. Este material tem o propósito de ser utilizado como apoio educacional em diferentes atividades na educação básica e está disponível no Apêndice F deste trabalho.
Presidente - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Interno - 063.960.973-20 - RAIMUNDO LUNA NERES - UFMA