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Banca de QUALIFICAÇÃO: THALIANA CRUZ DANTAS

2019-08-21 17:46:06.003

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THALIANA CRUZ DANTAS
DATA: 18/09/2019
HORA: 08:30
LOCAL: SALA 203, BLOCO A, CCSo
TÍTULO: EDUCAÇÃO PARA A BIODIVERSIDADE: olhares para o ensino de Biologia no contexto maranhense
PALAVRAS-CHAVES: Diversidade Biocultural. Ensino. Maranhão. Professores
PÁGINAS: 72
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O ensino de Biologia tem por objeto de estudo a vida e toda a sua diversidade. Entre seus temas centrais está a Biodiversidade que possui grande importância devido sua relação com aspectos socioculturais, econômicos e políticos da sociedade contemporânea. Em razão disso são muitas as implicações dessa temática para o campo educacional, sendo um desafio para professores de Biologia, principalmente devido seu caráter polissêmico do termo, bem como o processo de ensino-aprendizagem que ultrapasse os limites de conceituação científica, mas se entrelace à realidade do educando. Nesse sentido, como questão central para fins de delimitação da presente pesquisa se tem o seguinte questionamento: quais são as perspectivas dos professores de Biologia sobre Biodiversidade e como essas se estabelecem em relação a realidade maranhense? A pesquisa tem por objetivo geral investigar o ensino da Biodiversidade maranhense a partir da perspectiva de professores de Biologia. O trabalho em questão de trata de uma pesquisa com abordagem qualitativa, sendo da tipologia de pesquisa de Estudo de Caso junto a professores de Biologia de uma Instituição de ensino pública da cidade de São Luis – MA. Os dados obtidos serão analisados de acordo com referencial de análise acerca das perspectivas da Educação para a Biodiversidade propostas por Wellie e Wals (2010) e nas perspectivas da Diversidade Biocultural (BCDEI, 2014). Para esse momento, a partir da delimitação de seis categorias, iniciou-se o processo de análise das entrevistas afim de se analisar as perspectivas que os professores possuem quanto ao tema da Biodiversidade no contexto do ensino. As falas analisadas apontam para a presença de diferentes perspectivas que revelam a pluralidade da Educação para a Biodiversidade e indicam que as categorias não se sobrepõem de forma hierarquizada, mas que coexistem de forma coesa. É relevante o aprofundamento das análises e discussões a fim de que permitam o embasamento das próximas etapas da pesquisa, como base na realidade, problemáticas e nas potencialidades até aqui encontradas. Como produto desta pesquisa, se propõem a construção colaborativa junto como os sujeitos participantes de uma Narrativa Digital que verse sobre a Educação para a Biodiversidade a partir do contexto maranhense a ser incorporada em uma Plataforma Digital Web 2.0 de livre acesso para professores.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Presidente - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE
Interno - 1296451 - MARILDA DA CONCEICAO MARTINS

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