Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSYENE CONCEIÇÃO SOARES CUTRIM

TÍTULO: A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA A IGUALDADE DE GÊNERO E SEXUALIDADE
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Gênero. Práticas Educativas. Sexualidade
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente Plano de Dissertação trata sobre a construção de uma educação para a igualdade de gênero e sexualidade, cuja pretensão é construir, colaborativamente, um caderno de orientações, voltado à equidade de gênero e de sexualidade que subsidie o processo de ensino-aprendizagem de docentes e discentes, do ensino médio, do Centro de Ensino Cruzeiro do Sul, situado no Bairro Vila Nova, em São Luís – MA. O texto aqui apresentado possui quatro seções, sendo que a primeira apresenta a introdução do trabalho, discorrendo sobre o início de um caminhar pessoal, acadêmico e profissional que motivou os estudos de gênero e sexualidade, estruturando os saberes e formação construídos nas referidas temáticas, assim como seu objeto de estudo e objetivos. Na segunda seção, rememoramos alguns dos conceitos e políticas públicas sobre gênero e sexualidade na construção dos saberes e na prática docente, por meio do referencial teórico e bibliográfico, utilizando-se os escritos de Foucault (1996; 2005, 2008, 2009, 2014, 2014a, 2015), Hall (2014), Freire (1987; 1996), Silva (2017), Louro (2008), Furlani (2016), Imbernón (2011), Gauthier (2013), Tardif (2014), dentre outros. Na terceira seção são tratados os caminhos metodológicos percorridos na pesquisa, iniciando-se com análises de produções acadêmicas sobre a temática, por meio de um estudo do tipo Estado da Arte, conforme sugestões de Romanowski e Ens (2006), a partir do levantamento e comentários de dissertações de mestrado profissional, que tratam das questões de gênero e sexualidade no ensino médio, em seguida descrevemos o tipo de pesquisa que será realizada, uma pesquisa participante, de intervenção, estruturada nos pressupostos da pesquisa-ação, na perspectiva de Thiollent (2011). Apresentamos também, a caracterização da escola escolhida para o campo de pesquisa, os sujeitos da pesquisa e os instrumentos de coleta de dados que serão utilizados: observação participante, questionários para os/as discentes, entrevista com a gestora e docentes, bem como as formas de análise dos dados e suas interpretações, destacando-se a Análise do Discurso em Foucault, e por fim descrevemos o produto da pesquisa. Na quarta seção, explicitamos o Plano de Dissertação, destacando-se as seções apresentadas e as que serão construídas após a qualificação de mestrado. Finalizamos com o cronograma, destacando as atividades e período em que cada ação da pesquisa será realizada.
Presidente - 2435698 - SIRLENE MOTA PINHEIRO DA SILVA
Interno - 1186443 - ELISA MARIA DOS ANJOS