Banca de QUALIFICAÇÃO: DAVID SILVA DIAS

DISCENTE: DAVID SILVA DIAS
DATA: 10/09/2019
LOCAL: SALA 203, BLOCO A, CCSo
TÍTULO: O USO DE FILMES E SÉRIES COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA HISTÓRIA: um estudo no Instituto Federal do Maranhão – Campus Monte Castelo.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História. Filmes e séries. Consciência histórica. Didática da História.
ÁREA: Educação
RESUMO: O crescente desenvolvimento tecnológico levou á produção de uma sociedade que se comunica cada vez mais a partir das imagens. A escola não está livre do consumo dessas imagens que chegam até a comunidade escolar por meio de livros, revistas, filmes e séries. São artefatos culturais. O consumo desses artefatos se constitui uma via de construção do conhecimento e memória de docentes e discentes. Nesse sentido, constitui-se objetivo geral desta pesquisa: Construir um caderno interativo com sugestões/orientações sobre o uso de filmes e séries em aulas de História, a partir de investigação no Instituto Federal do Maranhão/Campus Monte Castelo, sobre como filmes e séries de temática histórica estão sendo problematizados em sala de aula e quais os resultados de sua utilização na construção do conhecimento histórico. Como questionamento de pesquisa elegeu-se: como obter uma didática satisfatória para a exibição de filmes ou séries em aulas de História? Utiliza-se como referencial teórico Burke (2017; 2011), Rüsen (2010) e Ferro (2010). Trabalha-se de Burke, com os conceitos de História cultural, entendida como uma dimensão da História que busca a ampliação das fontes e dos métodos para construir histórias onde outros historiadores não conseguiram e das imagens como fontes históricas; de Rüsen (2010), os conceitos de consciência histórica, compreendida como a forma de agir do homem orientado pelo tempo e Didática da História, como um processo de construção e orientação da consciência histórica através do ensino; de Ferro (2010), a definição de filmes como fonte histórica e o conceito de contra-análise, isto é, o filme como uma testemunha de seu tempo. Metodologicamente está pesquisa pauta-se na abordagem qualitativa em educação do tipo estudo de caso, com enfoque procedimental de caráter colaborativo e de intervenção. Situa-se na dimensão da História Cultural; temática, cinema e ensino de História e; domínio do ensino de História. Como sujeitos trabalha-se com uma docente e discentes de uma turma do segundo ano do Ensino Médio do curso Comunicação Visual, do Instituto Federal do Maranhão, lócus da pesquisa. Utiliza-se como instrumentos de pesquisa: observação não participante; questionário com perguntas abertas para a docente e discentes; entrevista semiestruturada com a docente e; análise documental. Para análise dos dados empregar-se-à a técnica de Análise do conteúdo, a partir de Bardin (2016). Este texto está estruturada em: Seção 1, Introdução, fez-se uma disposição geral do que já foi e ainda será trabalhado na dissertação; Seção 2, Percurso metodológico, discorreu-se sobre a metodologia da pesquisa; Seção 3, Cinema e consciência histórica, discutiu-se sobre a como a o cinema tornou-se uma fonte histórica para o historiador; como a construção do saber histórico pode ser realizada tanto pelo historiador quanto pela sociedade e; acerca da formação consciência histórica; Seção 4, Didática da História: aproximações, abordou-se a diferença entre didática geral da Didática da História e o (re)surgimento da narrativa histórica como processo relevante no ensino da História; Seção 5, Plano de Dissertação, descreveu-se o que já foi feito e o que ainda será construído na pesquisa logo depois da qualificação de mestrado. Por último, elaborou-se um cronograma com as datas das ações previstas no processo de ações durante a pesquisa em campo.
Presidente - 2770338 - DELCINEIDE MARIA FERREIRA SEGADILHA
Interno - 1186443 - ELISA MARIA DOS ANJOS