Banca de QUALIFICAÇÃO: GINIA KENIA MACHADO MAIA

DISCENTE: GINIA KENIA MACHADO MAIA
DATA: 18/09/2019
LOCAL: SALA 203, BLOCO A, CCSo
TÍTULO: PRÁTICAS INCLUSIVAS E INTERVENÇÃO EDUCACIONAL: um estudo de intervenção nas salas de recursos multifuncionais nas escolas do polo Centro do município de São Luís – MA
PALAVRAS-CHAVES: Sala de Recursos Multifuncionais. Deficiência Intelectual. Inclusão
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente texto versa sobre a temática: PRÁTICAS INCLUSIVA E INTERVENÇÃO EDUCACIONAL: um estudo nas salas de recursos multifuncionais nas escolas do polo Centro do município de São Luís-MA, com objetivo principal de realizar intervenção educacional na Sala de Recursos Multifuncionais numa perspectiva inclusiva para alunos com deficiência intelectual com vistas a construção de um Caderno de Orientações de atividades pedagógicas para o Núcleo Centro. Na pretensão de viabilizar o alcance desse objetivo debruçou-se sobre a temática, perfazendo um caminho histórico e conceitual pautados em estudiosos da área a fim de solidificar as bases teóricas de nosso estudo, para tanto, buscou-se os documentos oficiais da área da educação especial e inclusiva, como a Lei Brasileira de Inclusão (2015), o Marco Político - Legais da Educação Especial: na Perspectiva da Educação Inclusiva (2010), a Declaração de Salamanca (1994), dentre outros marcos legais, no anseio de compreender como a Sala de Recursos Multifuncionais é compreendida nesse cenário político, social e econômico. Utilizamos ainda pesquisadores da área como Mantoan (2006), Marchesi (1999), Stainback e Stainback (1999), Sala e Aciem (2013), Rodrigues(2016), Silva (2014) dentre outros autores que abordam a inclusão e a Sala de Recursos Multifuncionais. A materialização desse estudo foi consolidada nas seções que se apresentam, primeiramente na introdução, na qual dialogou-se inicialmente sobre a temática, bem como destacou-se o interesse pela pesquisa, os objetivos e as problematizações. Na seção seguinte, a abordagem foi sobre fundamentos legais e as práticas socioculturais da educação inclusiva, na qual abordou-se a perspectiva histórica da Educação Inclusiva no Brasil e os Paradigmas e transições da educação (Paradigma de segregação; Paradigma de integração; Paradigma de inclusão). Na terceira seção, percorreu-se sobre a relação teórico-prática entre educação especial e inclusiva, dando ênfase para o fazer docente. Na seção destinada a metodologia, trilhou-se sobre os passos pensados para a pesquisa, destacou-se o local de estudo, os participantes, os critérios de inclusão e exclusão, os procedimentos de coletas de dados e a proposta de intervenção no espaço da Sala de Recursos Multifuncionais por meio de um Caderno de Orientações de Atividades pedagógicas, seguido do plano de dissertação, para alcançar o objetivo traçado, far-se-á uso da pesquisa colaborativa como método de procedimento, buscando de forma conjunta práticas inclusivas e formas de intervenção para esse ambiente. Almejamos com esse estudo possibilitar formas materializadas que permitam trabalhar com a Deficiência Intelectual, melhorando o seu desenvolvimento e a sua autonomia dentro e fora da escola.
Presidente - 2416039 - LIVIA DA CONCEICAO COSTA ZAQUEU
Interno - 2806075 - JOAO FORTUNATO SOARES DE QUADROS JUNIOR