Banca de QUALIFICAÇÃO: ERICA PATRICIA MARQUES DE ARAUJO

DISCENTE: ERICA PATRICIA MARQUES DE ARAUJO
DATA: 10/09/2019
LOCAL: SALA 305, BLOCO F, CCSo
TÍTULO: O PROCESSO DE ESCRITA EM SALA DE AULA: uma análise da mediação pedagógica e suas implicações na formação de alunos produtores de texto
PALAVRAS-CHAVES: Mediação docente. Escrita. Produção textual
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente projeto de dissertação tem como objetivo compreender como o professor tem mediado o processo de escrita e suas implicações na formação de alunos produtores de texto, visando a elaboração de ações interventivas sobre o ensino da escrita em uma perspectiva dialógica. E de caráter específico: a) Identificar as concepções teórico-metodológicas sobre o processo de escrita que norteiam o trabalho do professor em uma turma do 5º do Ensino Fundamental.; b) Analisar se a mediação pedagógica realizada em sala de aula auxilia os alunos a desenvolverem competências linguísticas necessárias ao processo de produção de textos; c) Elaborar orientações que contribuam para o processo de ensino e aprendizagem da escrita em uma turma do 5º ano, de modo a tornar os alunos produtores de textos. Trata-se de um estudo articulado ao projeto de pesquisa “Observatório das práticas de linguagem”, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB/ UFMA). Esta é uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica, fundamentada nos pressupostos da pesquisa-ação. O lócus da pesquisa é a UEB Agostinho Vasconcelos, localizada no bairro Pão de Açúcar, São Luís – MA. Os interlocutores da pesquisa são o professor do 5º ano e sua respectiva turma. Os instrumentos de geração de dados são: as observações participantes, a entrevista semi-estruturada, as rodas de conversa, os registros reflexivos e as histórias de vida. O referencial teórico desta pesquisa é composto por conceitos essenciais da teoria histórico-cultural, especificamente de Vygotski (1995, 2009, 2014), Leontiev (2004), Luria (2014), Mello (2003, 2004), Duarte (1996, 2011), Saviani (2008), entre outros, considerando que a atividade humana feita em colaboração, mediada pela linguagem, leva ao desenvolvimento das funções psíquicas superiores e, consequentemente, à humanização das crianças. A organização do texto está estruturada em cinco seções, assim distribuída: a Introdução, o estado da questão sobre o nosso objeto de estudo, a metodologia da pesquisa e as contribuições da teoria histórico-cultural para o desenvolvimento humano. Foi elaborada uma seção denominada Plano de dissertação, na qual serão descritas cada seção apresentada e também as que serão construídas após a qualificação do mestrado. E, por fim, foi feito um cronograma, no qual estão descritos os períodos de cada ação da pesquisa que será realizada. Os dados gerados na pesquisa serão organizados em núcleos temáticos.
Presidente - 2336964 - JOELMA REIS CORREIA
Interno - 407784 - MARIZE BARROS ROCHA ARANHA