Banca de QUALIFICAÇÃO: ERICA DA SILVA PINTO

DISCENTE: ERICA DA SILVA PINTO
DATA: 11/09/2019
LOCAL: SALA 203, BLOCO A, CCSo
TÍTULO: CORPO E DIVERSIDADE: elementos teórico-metodológicos para o ensino da dança nas aulas de educação física escolar.
PALAVRAS-CHAVES: Corpo; Diversidade; Escola; Dança.
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente texto, ainda em construção, aborda a compreensão do corpo na escola e a forma como a dança pode ser introduzida na desmistificação da multiplicidade corporal neste ambiente. Esta temática aflorou em decorrência de diversas situações-problema observadas no ambiente escolar, e que envolvem o contexto da diversidade, da compreensão do próprio corpo e do corpo do outro, dos conceitos pré-definidos e que são motivos de ações desrespeitosas e disseminadoras de preconceito em suas mais variadas nuances (gênero, étnico-racial, estético, social). Caracteriza-se como uma investigação qualitativa, onde utilizaremos o paradigma fenomenológico, através da trajetória do fenômeno situado. O aporte teórico-conceitual privilegiará as reflexões sobre corpo em Merleau-Ponty e o ensino da dança em Laban. O objetivo do estudo é verificar a inserção do conteúdo dança nas aulas de Educação Física na escola e propor uma metodologia que atenda à diversidade de corpos, bem como, a temas emergentes desse corpo em movimento na sociedade. O trabalho ganhou corpo teórico, agora estamos na fase de planejamento e remodelação do que foi pensado para ser aplicado na escola. Desta forma, nosso momento, após a construção deste texto, se resume em captar através da fotografia corpos diversos que já dançam, na intenção de ilustrar que a dança pode ser dançada por qualquer corpo, preparação das oficinas e das rodas de conversa, que deverão acontecer no mês de setembro em nosso campo de estudo, neste caso, a escola de aplicação da UFMA, o Colégio Universitário - COLUN.
Presidente - 271722 - RAIMUNDO NONATO ASSUNCAO VIANA
Interno - 1781306 - SAMUEL LUIS VELAZQUEZ CASTELLANOS