Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE APARECIDA NASCIMENTO FRAZÃO

DISCENTE: ALINE APARECIDA NASCIMENTO FRAZÃO
DATA: 16/09/2019
LOCAL: SALA 305, BLOCO F, CCSo
TÍTULO: TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA O ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL: A Formação do Professor em uma Escola Filantrópica do Município de São Luís. São Luís
PALAVRAS-CHAVES: Deficiência Visual. Tecnologia Assistiva. Estudante. Formação de Professor.
ÁREA: Educação
RESUMO: Este trabalho discente visa construir intervenções pedagógicas com professores através de recursos de Tecnologia Assistiva tencionando a elaboração de um e-book para o ensino e aprendizagem de estudantes com Deficiência Visual. Os objetivos específicos foram: Identificar a utilização da Tecnologia Assistiva por professores no processo de ensino de estudantes com Deficiência Visual; Avaliar se os recursos de Tecnologia Assistiva atendem às necessidades de ensino aprendizagem de alunos com deficiência visual; Construir com os professores estratégias de intervenção com a Tecnologia Assistiva para estudantes com Deficiência Visual; Produzir um caderno de orientações pedagógicas em forma de E-book sobre a Tecnologia Assistiva para os professores da Escola de Cegos do Maranhão. O presente estudo possui sete seções: a Introdução, o Estudante com deficiência visual e suas necessidades de aprendizagens, a Formação do Professor para atendimento ao Estudante com Deficiência Visual, as Tecnologias Educacionais no apoio ao estudante com Deficiência Visual e a Metodologia da Pesquisa. Tem como aporte teórico para fundamentar o estudo autores como: Andrade (2007), Bardin (2002), Bersch (2017), Borges (1996), Damiani (2012), Demo (2000), Rincker (2017), Sassaki (2002), Bueno (2007), Mazzotta (2005), Januzzi (2001), Costa (2004), Trivinos (1995), e em documentos oficiais ONU (2006), LDB (1996), CF (1988), LBI (2015), PNEE (2008) entre outros. O estudo será realizado através de uma proposta de intervenção, na perspectivada da pesquisa participante e com foco colaborativo visto que, dessa forma, poderemos fomentar a (re)construção de conhecimentos acadêmicos e a formação contínua de professores. Serão utilizados instrumentos de produção e coletas de dados: textos, fotografias, entrevistas estruturadas, questionários, observações participantes, aplicativos de celular e tablet, diário de campo. Para análise e interpretação dos dados, utilizaremos as transcrições das entrevistas, dos relatos das docentes e das crianças, notas de campo, quadro de resposta. O estudo é complementado ainda com uma seção denominada Plano da Dissertação, onde descreve as seções apresentadas e as que ainda serão produzidas e o cronograma das atividades já realizadas e a realizar.
Presidente - 2416039 - LIVIA DA CONCEICAO COSTA ZAQUEU
Interno - 1186443 - ELISA MARIA DOS ANJOS