Banca de QUALIFICAÇÃO: LUDMILLA SILVA GONÇALVES

2019-09-09 12:07:01.876

DISCENTE: LUDMILLA SILVA GONÇALVES
DATA: 11/09/2019
LOCAL: Auditório 2, Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI)
TÍTULO: PRÁTICAS CORPORAIS INDÍGENAS DA COMUNIDADE TENETEHARA-GUAJAJARA: contribuições interculturais para a Educação Física
PALAVRAS-CHAVES: Ensino da Educação Física. Legalidade. Práticas Corporais Indígenas.
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente projeto de dissertação trata sobre as práticas corporais indígenas no ensino da Educação Física Escolar tendo como local de investigação a Escola Estadual Uwanog pertencente a Aldeia Mainumy de etnia Tenetehara-guajajara. Neste sentido, o objetivo geral do estudo é registrar e documentar as práticas corporais vivenciadas pelos escolares indígenas, que estão regularmente matriculados no ensino fundamental, como o intuito de auxiliar os professores de Educação Física a novas possibilidades pedagógicas numa perspectiva intercultural, apresentando como objetivos específicos: a) registrar as práticas corporais indígenas que as crianças atribuem maior significado e costumeiramente mais repetem nas vivências dentro da escola; b) relacionar as práticas corporais indígenas encontradas com as práticas corporais preconizadas como conteúdo curricular da Educação Física para o ensino fundamental; c) desenvolver um guia de orientações pedagógicas para profissionais da área de Educação Física com vistas na aplicação de práticas corporais da cultura indígena. O texto apresentado, de início, possui uma seção primária que trata sobre o referencial bibliográfico ou teórico e outra que trata da metodologia da pesquisa. Na primeira seção são descritas e discutidas a relação da Educação Física e Cultura Indígena a partir da legalidade (lei 11.645/2008); práticas corporais e a manifestação cultural indígena no currículo da Educação Física. Na parte da metodologia são descritas que a pesquisa será do tipo pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, tendo como instrumentos e técnicas de coleta de dados a ficha de observação e entrevista. Apresentamos também o Plano da Dissertação, no qual é descrito as seções apresentadas e as que serão construídas após a qualificação de mestrado. E, por fim, foi feito um cronograma, que estão descritos as etapas que cada ação da pesquisa será realizada.
Presidente - 271722 - RAIMUNDO NONATO ASSUNCAO VIANA
Interno - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES