Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXANDRINA COLINS MARTINS

DISCENTE: ALEXANDRINA COLINS MARTINS
DATA: 23/09/2019
LOCAL: SALA 203, BLOCO A, CCSo
TÍTULO: COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA: subsídios teóricos metodológicos para a oferta de ações formativas na escola
PALAVRAS-CHAVES: Gestão Escolar. Coordenação Pedagógica. Formação Continuada na escola. Assessor de Formação.
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente projeto de dissertação intitulado: COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO CONTINUADA: subsídios teóricos metodológicos para a oferta de ações formativas na escola, tem como objetivo elaborar um curso de formação continuada para coordenadores/as pedagógicos/as de escolas públicas municipais de São Luís com o foco no conteúdo ‘oferta de formação continuada para os profissionais da educação’ visando a elaboração de orientações teórico metodológicas para a oferta de ações formativa nas escolas. A pesquisa, desenvolvida por meio da pesquisa-ação colaborativa, conta com a colaboração do conjunto das coordenadoras pedagógicas, que atuam em escolas públicas municipais do Núcleo/Anil da SEMED de São Luís. O aprofundamento teórico, no que diz respeito às temáticas Coordenação Pedagógica e Formação Continuada se baseiam no pensamento de autores/as como: Almeida e Placco (2010); Canário (2004); Cruz (2017); Domingues (2014); Libâneo (2004); Nóvoa (2001); Pimenta (2015); Tardif (2012)0 Saviani (2005); Vasconcellos (2002), dentre outros/as. A geração dos dados empíricos até aqui produzidos contam com os seguintes instrumentos de pesquisa, um questionário, Reuniões Pedagógicas e um Seminário. O texto deste Projeto de Dissertação apresenta cinco seções: Seção 1 a Introdução, dividida em duas subseções para um melhor delineamento do objeto de Pesquisa. A seção 2 A TRILHA METODOLÓGICA: um caminho de muitas veredas trata da metodologia da pesquisa, quando detalhamos os encaminhamentos metodológicos pertinentes ao desenvolvimento da investigação, apontando a opção do tipo de pesquisa, os instrumentos de geração de dados, o local da pesquisa, as colaboradoras, a forma de sistematização e análise dos dados, bem como a descrição do produto da pesquisa. Na Seção 3 intitulada: COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: o estado da arte e os desafios da prática formadora, sistematiza as leituras realizadas até aqui e os aportes teóricos de proposição do curso e os subsídios para a elaboração das orientações teórico-metodológicas que nos propusemos a elaborar. Elaboramos ainda nessa seção, o Plano da Dissertação, no qual são descritas todas as seções apresentadas e as que serão construídas, após o Exame de Qualificação do Mestrado. Finalizamos com um cronograma, onde são descritas a previsão dos momentos em que cada ação da pesquisa será realizada.
Presidente - 1352588 - VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO FERNANDES
Interno - 2412979 - MARIA JOSE ALBUQUERQUE SANTOS