Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEOMAR LIMA PEREIRA

DISCENTE: CLEOMAR LIMA PEREIRA
DATA: 20/09/2019
LOCAL: SALA 305, BLOCO F, CCSo
TÍTULO: A FAMÍLIA NA ROTINA PEDAGÓGICA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: uma proposta de intervenção na Sala de Recursos Multifuncionais
PALAVRAS-CHAVES: Atendimento Educacional Especializado. Educação Inclusiva. Família. Sala de Recursos Multifuncionais
ÁREA: Educação
RESUMO: Urie Bronfenbrenner idealizador da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano define a família como o coração do sistema social e destaca que para mantermos a saúde da nossa sociedade precisamos encontrar formas para proteger esse coração. No contexto da Educação Especial o envolvimento da família como protagonista no processo educacional dos estudantes com deficiência tem sido um constante desafio. Nessa perspectiva e reconhecendo a necessidade de encontrar formas de participação da família nas práticas educativas definimos como objetivo geral da pesquisa: Construir, de forma coletiva, um Caderno Pedagógico com estratégias metodológicas para a participação dos pais/responsáveis na rotina pedagógica do Atendimento Educacional Especializado na Sala de Recursos Multifuncionais. Como viabilizar intervenções pedagógicas na Sala de Recursos Multifuncionais para pais/responsáveis que possuem filhos com deficiência visando à elaboração de um Caderno de Orientações para professores/pais? Essa questão norteia esta pesquisa de abordagem qualitativa a partir de um estudo exploratório/descritivo. Trata-se de uma proposta de intervenção pedagógica, na perspectiva da pesquisa participante e com foco colaborativo tendo como participantes professores da Sala de Recursos Multifuncionais, coordenadora pedagógica e pais/responsáveis de estudantes com deficiência e transtorno do espetro autista matriculados na escola municipal de Atendimento Educacional Especializado Dra. Maria Amélia Bastos localizada na cidade de São José de Ribamar/MA. Entrevistas, Questionários e Observações compõem os instrumentos de coleta de dados. Autores como Bronfenbrenner (1998; 2011); Souza (2017); Franco (2015), dentre outros fundamentam a relevância e as análises discorridas sobre a temática em questão. Este trabalho consta de Seção 1, apresenta a temática da pesquisa e as questões que norteiam a investigação; Seção 2 aborda a relação da família no desenvolvimento humano a partir da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano; Seção 3 situa a família no contexto da educação especial; Seção 4 traça a metodologia da pesquisa; Seção 5 apresenta o Plano de Dissertação e Seção 6 consta o cronograma da pesquisa.
Interno - 2770338 - DELCINEIDE MARIA FERREIRA SEGADILHA
Interno - 1186443 - ELISA MARIA DOS ANJOS