Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: KÁTIA REGINA DOS SANTOS CASTRO

2020-01-31 17:38:44.206

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KÁTIA REGINA DOS SANTOS CASTRO
DATA: 11/02/2020
HORA: 08:30
LOCAL: SALA 305, BLOCO F, CCSo
TÍTULO: A LINGUAGEM MUSICAL E AS PRÁTICAS MÚSICO-EDUCATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um estudo na Unidade de Educação Básica Bernardina Spíndola
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil. Linguagem Musical. Práticas Músico-educativas. Formação docente.
PÁGINAS: 161
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa trata sobre a linguagem musical e as práticas músico-educativas para o desenvolvimento de habilidades na Educação Infantil. Teve por objetivo geral propor o uso da linguagem musical por meio de práticas músico-educativas visando a aquisição de habilidades e aprendizagens e a construção de um Caderno de atividades de práticas músico-educativas em formato de e-book. A organização do texto da pesquisa ficou estruturada em oito seções, incluindo a Introdução e as Considerações Finais. O estudo inicia discorrendo sobre um breve histórico da infância e da Educação Infantil no Brasil. Em seguida discutimos sobre a Formação Continuada de docentes da Educação Infantil, e na sequência sobre a linguagem musical e as práticas músico-educativas para o desenvolvimento de habilidades. Nas três primeiras seções nos apoiamos em autores como Gobbi (2010), Lino (2007), Brito (2003), Ariès (1978), Barbieri (2012), Abuchaim (2018), Bellochio (2014), Dias (2012), Duarte (2010), Kuhlmann Jr (1998), Rosemberg (2008), Rinaldi (2012), Oliveira (2008), Kishimoto (2002), e em documentos oficiais do MEC e normativos como a LDB (1996), RCNEI (1998), DCNEI (2009), CF (1988). A metodologia de abordagem da pesquisa foi qualitativa, e de procedimento utilizamos as pesquisas com enfoque bibliográfico, participante e a cartográfica, tendo como principais aportes teóricos Gil (2017), Boccato (2006), Bogdan e Biklen (1994), Thiollent (1985), Prodanov e Freitas (2013), Deleuze E Guattari (1995), Kastrup; Passos (2009), Kastrup (2016). Os instrumentos de produção e coletas de dados: textos, fotografias, entrevistas semiestruturadas, músicas, imagens, observações participantes, diário de campo. Para análise e interpretação dos dados, utilizamos as transcrições das entrevistas, dos relatos das docentes e das crianças, notas de campo, quadro de resposta. Na sexta seção discorremos sobre a intervenção na UEB Bernardina Spíndola com as docentes e as crianças pequenas e na sétima seção fizemos uma descrição do que embasou nosso produto final. Concluímos que os dados revelaram que ao longo da pesquisa e da intervenção que as docentes não especialistas em música adquiriram habilidades e resignificaram suas práticas compreendendo que a musicalização ocorre por meio da ludicidade e nas crianças foi possível observar que adquiriram conhecimentos musicais, habilidades expressas a cada atividade realizada. Finalizamos a pesquisa com o produto final materializado no caderno de atividades de práticas músico-educativas como suporte para as docentes.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO
Interno - 2416039 - LIVIA DA CONCEICAO COSTA ZAQUEU
Externo à Instituição - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI - UESPI

fim do conteúdo