Banca de DEFESA: CLEIA SILVA PINTO COSTA

DISCENTE: CLEIA SILVA PINTO COSTA
DATA: 24/03/2020
LOCAL: SALA 203, BLOCO A, CCSo
TÍTULO: A PRODUÇÃO TEXTUAL DE CRIANÇAS DO 3º ANO: possibilidades de prática discursiva na alfabetização
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização. Processo discursivo de linguagem. Produção Textual.
ÁREA: Educação
RESUMO: A produção textual de crianças do 3º ano: possibilidades de prática discursiva na alfabetização, faz parte do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica – PPGEEB – Mestrado Profissional, linha de pesquisa metodológica do ensino de língua portuguesa (Anos Iniciais do Ensino Fundamental), da Universidade Federal do Maranhão – UFMA e teve por objetivo geral desenvolver intervenção pedagógica colaborativa junto às professoras participantes, ancorada na perspectiva discursiva de linguagem, para elaborar orientações teórico-metodológicas direcionadas à prática de produção textual no 3º ano do ciclo de alfabetização, materializada em um caderno pedagógico. E, como específico, compreender os fundamentos teóricos discursivos de linguagem visando às orientações teórico- metodológicas que propiciem práticas de produção textual para o 3º ano do ensino fundamental; identificar as metodologias utilizadas nas atividades de escrita no 3º ano da escola pretendida, com vistas a uma intervenção colaborativa na prática pedagógica de produção textual; promover intervenção pedagógico-colaborativa junto às professoras do 3º ano, por meio de estudo e do planejamento de sequências didáticas/atividades, para serem aplicadas em sala de aula com as crianças; elaborar orientações metodológicas para o trabalho pedagógico com a produção textual para alunos do 3º ano, sistematizando-as em um caderno pedagógico. Para o alcance do que nos propomos, lançamos mão da metodologia colaborativa que permitiu a participação de duas professoras colaboradoras e suas respectivas turmas, de uma escola da rede municipal de ensino de São Luís. A entrevista semiestruturada e a observação em sala de aula possibilitaram a geração de dados, bem como a interação colaborativa, que aconteceu por meio de sessões de estudo e planejamento de sequências didáticas que foram aplicadas nas turmas das professoras colaboradoras. Para esta mediação, foi fundamental os estudos de Leontiev (2001) com sua teoria da atividade, nos fazendo entender que atividade é quando a criança é afetada (envolvida por completo) por ela; Bakhtin (2003; 2016) e Bakhtin/Volochínov (2006) que embasa o pensamento da linguagem e a importância do processo dialógico para sua apropriação. E, autores que embasam a pratica metodológica com a linguagem escrita: Smolka (2012), que apresenta a perspectiva discursiva de linguagem para o trabalho pedagógico com a leitura e a escrita na alfabetização, além de Jolibert (1994a; 1994b); Jolibert e Jacob (2006); Jolibert e Sraik (2008), Curto, Murilo e Teixidó (2000) e outros. A partir das ações e reflexões realizadas na escola campo, apresentamos o produto, em formato de caderno pedagógico, intitulado: a produção textual de crianças do 3º ano: possibilidade de prática discursiva na alfabetização. As conclusões mostraram que o compartilhamento de estudos junto as colaboradoras trouxeram-lhes novas perspectivas de trabalho com a linguagem escrita no 3º ano, que conseguintemente possibilitou aprendizagens e avanço dos alunos na sua aquisição da escrita, passando estes a escrever textos completos, com sentido, partindo dos contextos reais de uso.
Interno - 2371800 - HERCILIA MARIA DE MOURA VITURIANO
Externo ao Programa - 1650492 - MONICA DA SILVA CRUZ