Banca de DEFESA: OTAINAN DA SILVA MATOS

DISCENTE: OTAINAN DA SILVA MATOS
DATA: 10/03/2020
LOCAL: SALA 203, BLOCO A, CCSo
TÍTULO: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO FILOSÓFICO: um estudo da proposta de Matthew Lipman nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na escola U.E.B. Monsenhor Frederico Chaves em São Luís - MA
PALAVRAS-CHAVES: Filosofia para Crianças. Educação Básica. Diálogo. Comunidade de Investigação.
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta investigação, transformada em dissertação, se propõe a investigar de que maneira o programa Filosofia para Crianças pode contribuir na educação básica. Diante disso, temos como objetivo apresentar a importância de sua implementação nas instituições de ensino infantil. Dessa maneira, este estudo disserta sobre a aplicação do programa criado por Matthew Lipman, na escola U.E.B. Monsenhor Frederico Chaves, aos alunos do 4° (quarto) ano dos anos iniciais. A fim de atingir nosso propósito, apresentamos discussões teóricas e metodológicas para auxiliar na construção e análise dos resultados que obtivemos na pesquisa de campo. Sendo assim, recorremos aos estudos de autores como Ariès (1978), Kuhlmann Jr. (1998), Platão (2010), Rousseau (2004), Silveira (2003), Brocanelli (2010), Sharp (1995), Passos, Kastrup e Escóssia (2015), dentre outros. A Filosofia para Crianças, que é o tema principal de nosso trabalho, tem como prerrogativa o diálogo por meio da Comunidade de Investigação. Com essa proposta, estimula-se o desenvolvimento nas crianças de habilidades como o pensamento crítico, a comunicação, a cooperação e a criatividade. Além disso, destacamos que a Comunidade de Investigação promove o pensar em ordem superior, que na concepção de Lipman é entendido como pensar sistematicamente. Desse modo, buscamos analisar como a aplicação desse programa auxilia no desenvolvimento das crianças, a fim de construir uma nova perspectiva de ensino-aprendizagem. No percurso metodológico, utilizamos vários passos dentre eles o método de procedimento cartográfico que visa detalhar minuciosamente todo o processo da pesquisa, a ênfase qualitativa que também ajuda nessa riqueza de informações. Ademais, buscamos evidenciar nossa coleta de dados que ricamente nos deu base para obter nossos resultados positivos quanto à investigação na escola campo de pesquisa. Por fim, salientamos que este estudo demonstra que essa proposta pedagógica pode ser inserida no ambiente escolar e no currículo como parte integrante da Educação Básica.
Presidente - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO
Interno - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES