Banca de DEFESA: ROSIARA COSTA SOARES

DISCENTE: ROSIARA COSTA SOARES
DATA: 27/05/2020
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: A CONCEPÇÃO DISCURSIVA DE ALFABETIZAÇÃO NA SALA DE AULA: encaminhamentos didáticos para o ensino da linguagem escrita em turmas de 1º ano do Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização discursiva. Leitura. Escrita. Produção de textos.
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo analisar as concepções de linguagem, de leitura e de A pesquisa intitulada “A CONCEPÇÃO DISCURSIVA DE ALFABETIZAÇÃO NA SALA DE AULA: encaminhamentos didáticos para o ensino da linguagem escrita em turmas de 1º ano” faz parte do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica – PPGEEB, Mestrado Profissional, Linha de Pesquisa: Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (Anos Iniciais do Ensino Fundamental), da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, e tem por objetivo geral: Produzir a partir da concepção discursiva de alfabetização e em colaboração com a professora do 1º ano encaminhamentos didáticos que subsidiem o trabalho pedagógico para o ensino da linguagem escrita. E tem como objetivos específicos: Identificar a concepção teórico-metodológica da professora do 1º ano da “Escola Florescer”, para o desenvolvimento do trabalho pedagógico com a linguagem escrita; Identificar de que forma a professora utiliza o texto no desenvolvimento do ensino da linguagem escrita; Vivenciar em colaboração com a professora, processos formativos reflexivos e práticos sobre o ensino da Linguagem Escrita, na perspectiva discursiva de alfabetização; Avaliar o desenvolvimento da intervenção colaborativa desenvolvida no 1º ano, com vistas a elaboração de um caderno pedagógico com encaminhamentos didáticos para o ensino da linguagem escrita na perspectiva discursiva de alfabetização. Para alcançar tal intento, a opção metodológica foi a Pesquisa-Ação, na vertente da pesquisa colaborativa como possibilidade de pesquisa-formação. Os sujeitos da pesquisa foram a professora de uma das turmas de 1º ano do Ensino Fundamental da referida escola do ano letivo de 2019, os alunos e a pesquisadora. O processo de geração de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada, observação participante, bem como as sessões reflexivas e as atividades desenvolvidas em colaboração com a professora na sua sala de aula. Dessa forma, para a sistematização e análises dos dados gerados, buscamos as contribuições teóricas de autores como; Geraldi (1996); Orlandi (2005); sobre discursividade e ensino da linguagem escrita; Bakhtin/Volochínov (2006); que apresentam aspectos relevantes para a compreensão do conceito de linguagem e suas implicações para o ensino da linguagem escrita; Smolka (2012), cujos estudos versam sobre a concepção discursiva de alfabetização; Jolibert (1994); Smith (1999); Solé (1998); Curto; Morillo; Teixidó (2000), sobre leitura, escrita e produção de textos; Ibiapina (2005;2008) cujos estudos contribuem para o desenvolvimento de pesquisas na vertente colaborativa, dentre outros. A partir dos estudos e intervenções realizadas no campo de pesquisa, apresentamos o Caderno Pedagógico com Encaminhamentos Didáticos para o ensino da linguagem escrita em turmas de 1º ano. As conclusões revelaram que os gêneros discursivos, ao serem utilizados em situações reais de uso, em sala de aula, tendo a discursividade permeando o processo de alfabetização, dão sentido às práticas de leitura e escrita das crianças, proporcionando assim, maior envolvimento, interações e possibilidade de aprendizagem a estas.
Presidente - 1352588 - VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO FERNANDES
Interno - 2371800 - HERCILIA MARIA DE MOURA VITURIANO