Banca de DEFESA: YURI BARROS LOBO DA SILVA

DISCENTE: YURI BARROS LOBO DA SILVA
DATA: 03/07/2020
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: O ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE TEMPO INTEGRAL EM SÃO LUÍS: um estudo de caso no Centro de Ensino Integral Prof.ª Margarida Pires Leal
PALAVRAS-CHAVES: Geografia. Interdisciplinaridade. Escola de tempo integral. Estudo do meio.
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente dissertação teve como objetivo avaliar e refletir o ensino de Geografia, considerando as diferenças e as possibilidades existentes no modelo pedagógico de uma escola de tempo integral. Partindo de uma investigação qualitativa, mediante um estudo de caso instrumental, o qual de acordo com Stake (1995), se propõe a investigar como uma determinada política é aplicada pelos atores escolares, realizamos nosso trabalho no Centro de Ensino Integral Professora Margarida Pires Leal. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, a partir de autores como Cavalieri (2002), Gonçalves (2006), Moll (2009) e Libâneo (2015), discutimos a concepção de educação integral, como aquela que almeja formar o estudante considerando não apenas os seus aspectos cognitivos, mas também todas as suas outras dimensionalidades (social, afetiva, estética e etc.). Com Coelho (2009) e Gadotti (2009), apresentamos o modelo de escolas de Tempo Integral como uma possibilidade para se alcançar uma educação integral e, utilizando uma pesquisa documental, apresentamos a experiência maranhense ao longo do tempo, em relação aos projetos de escolas de tempo integral. Por fim, apoiado em observações não participantes e de entrevistas semiestruturadas realizadas com o corpo pedagógico da escola, discutimos por meio de análise do conteúdo (BARDIN, 1979) as possibilidades para o ensino de Geografia, considerando o modelo pedagógico da Escola da Escolha, elaborado pelo Instituto de Corresponsabilidade da Educação (ICE) e adotado pelas escolas de tempo integral do Maranhão. Entendemos que nesse contexto, o ensino de Geografia pode ser favorecido a partir da parte diversificada do currículo, especialmente, das Disciplinas Eletivas, que podem agregar uma maior carga horária ao desenvolvimento dos saberes e conteúdos ligados a este componente curricular. Esses aportes contribuíram também para o desenvolvimento do produto final desta dissertação, um Prospecto Pedagógico Geográfico, contendo um roteiro de Estudo do Meio (FILHO e FELTRAN, 2003; PONTUSCHKA, PAGANELLI e CACETTE, 2007), no Parque Estadual da Lagoa da Jansen.
Interno - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Presidente - 2412979 - MARIA JOSE ALBUQUERQUE SANTOS