Banca de DEFESA: RACHEL BONFIM DA SILVA

DISCENTE: RACHEL BONFIM DA SILVA
DATA: 06/08/2020
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: A METODOLOGIA WEBQUEST NO ENSINO DE BIOLOGIA E PERSPECTIVAS DE APRENDIZAGEM: um estudo no 2º ano do Ensino Médio do IFMA Monte Castelo
PALAVRAS-CHAVES: Metodologia WebQuest. Ensino-Aprendizagem. Biologia. Alimentos.
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa refere-se à análise sobre a Metodologia WebQuest no processo de ensinoaprendizagem na disciplina de Biologia na Educação Básica. Nosso objetivo geral é investigar a eficácia da Metodologia WebQuest no processo do melhor desenvolvimento da disciplina Biologia, especificamente com os estudantes do 2º Ano do Ensino Médio de uma escola pública em São Luís/MA. Para tanto, os nossos objetivos específicos foram: a) Compreender como e quais são as metodologias de ensino materializadas na disciplina de Biologia para desenvolver o tema Reino Plantae na escola investigada; b) Construir uma cartilha como material de orientação, em formato de fanzine1 , sobre o Reino Plantae, com foco na alimentação saudável, por meio de uma WebQuest. Para alcançar esses objetivos, adotamos um percurso metodológico cíclico em espiral, pautado no método de pesquisa do tipo Pesquisa-Participante, com abordagem predominantemente mista, isto é, quantitativa e qualitativa. Os instrumentos e técnicas de recolha dos dados utilizados na nossa investigação foram: observação participante, questionário preliminar, entrevista semiestruturada, questionário de autoavaliação individual e questionário de autoavaliação em grupo. Os sujeitos participantes da pesquisa consistem na professora de Biologia e nos 40 estudantes de uma turma do 2º Ano do Ensino Médio do Instituto Federal do Maranhão (IFMA)/Monte Castelo. Os resultados nos permitem concluir que o uso da Metodologia WebQuest em turmas do Ensino Médio, na disciplina de Biologia, é uma estratégia adequada para esse público, com benefícios enriquecedores, pois estimulam a pesquisa interativa, a organização dos trabalhos de forma coletiva, a descoberta de vários talentos culinários durante a realização das tarefas e a melhora da escrita colaborativa. Esses resultados apontam para a ampliação da percepção dos estudantes sobre o uso da internet e dos seus aparelhos celulares de modo equilibrado, viabilizando e favorecendo a construção do conhecimento de qualquer natureza. Ademais, os resultados obtidos permitem concluir que a Metodologia WebQuest é uma potencial estratégia educativa que motiva o processo de ensinoaprendizagem na disciplina de Biologia, considerando a interação com a internet e a resolução de atividades desafiadoras. Constatamos, ainda, a construção das habilidades no domínio cognitivo superior, como analisar, avaliar e criar, e a formação de um discente criativo, ativo, autônomo, consciente e atuante em seu processo de aprendizagem.
Externo à Instituição - CAMILA GONÇALVES DOS SANTOS DO CANTO - UFP
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR