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Banca de DEFESA: LUANDA MARTINS CAMPOS

2020-07-09 12:23:44.982

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUANDA MARTINS CAMPOS
DATA: 17/08/2020
HORA: 08:30
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: SEGUINDO OS PASSOS DOS GRIÔS:A oralidade como instrumento metodológico para o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana para crianças na Unidade de Educação Básica (UEB) Tancredo Neves – ISEMA
PALAVRAS-CHAVES: Griô. Infância. Ensino. Lei nº 10.639/2003.
PÁGINAS: 249
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa trata sobre a oralidade como instrumento metodológico para o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana para crianças na Unidade de EducaçãoBásica (UEB) Tancredo Neves – ISEMA. O objetivo da pesquisa foi investigar sobre a oralidade griô, tendo em vista a elaboração de um Kit Pedagógico com orientações didáticas para a utilização da oralidade griô à luz da Lei 10.639/03. O estudo está organizado em seis seções. A primeira seção descreve aIntrodução, na qual apresentamos a configuração teórica, metodológica e organizativa do texto dissertativo. A segunda seção trata sobre os fundamentos conceituais da educação de crianças. A terceira seção aborda a Lei nº 10.639/03, seus pressupostos históricos e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana naperspectiva da interculturalidade. A quarta seção discute os passos metodológicos dos(das) griôs, referente à memória e a história. Na quinta seção discorremos sobre a pesquisa empírica, a qual ficou dividida em três subseções: A caracterização da UEB Tancredo Neves - ISEMA; a Metodologia da Pesquisa; Análise e interpretação dos dados da pesquisa; e o produto educacional; Na sexta seção apresentamos as considerações finais. As principais fontes bibliográficas utilizadas foram: Ariès (2006), Bâ (2003), Candau (2000), Duarte (1993), Gomes (2012), Fleuri (2003; 2005), Marchi e Sarmento (2017), Munanga (2005), Hampâté Bâ (2010), Meihi (2002), Nunes (2019), Rizzini (2011) e Vansina (2010). O método de procedimento da pesquisa adotado foi o Estudo de Caso Instrumental. Os participantes da pesquisa foram quatro professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º e 2º anos), o gestor escolar e a coordenadora pedagógica. Nossos instrumentos de coleta de dados foram: aobservação sistemática, as oficinas metodológicas, as entrevistas, o questionário semiaberto e as fotografias. A interpretação dos dados da pesquisa empírica foi sob a forma de quadros, gráficos, fotografias e imagens. A pesquisa empírica foi desenvolvida em quatro momentos: observação sistemática; entrevistas; oficinas metodológicas; e composição do produto da pesquisa. A pesquisa concluiu que o uso da oralidade africana como metodologia de ensino permitiu trabalhar a história e cultura afrobrasileira e africana à luz da Lei nº 10.639/03 na (UEB) Tancredo Neves – ISEMA.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Externo à Instituição - CLAUDICEA ALVES DURANS - IFMA
Interno - 271722 - RAIMUNDO NONATO ASSUNCAO VIANA

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