Banca de DEFESA: DAULINDA SANTOS MUNIZ

DISCENTE: DAULINDA SANTOS MUNIZ
DATA: 26/08/2020
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: ENSINO DE SOCIOLOGIA: contribuições da aprendizagem colaborativa para o pro-cesso de ensino e aprendizagem na relação professor/alunos do 1º ano do Ensino Médio.
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem Colaborativa. Ensino de Sociologia. Práxis.
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa aborda sobre Ensino de Sociologia: Contribuições da Aprendiza-gem Colaborativa para o processo de ensino e aprendizagem na relação profes-sor/alunos do 1º ano do Ensino Médio O interesse pelo tema nasce a partir das aulas ministradas pelo Programa Darcy Ribeiro- UEMA com docente na disciplina de Socio-logia. O objetivo Geral da pesquisa constituiu em construir uma Proposta Pedagógica em Sociologia por meio da Aprendizagem Colaborativa materializada em um Caderno de Sugestões Pedagógicas para o 1º ano do Ensino Médio, em que fizemos um le-vantamento dos conteúdos do currículo mínimo de Sociologia para os estudantes e verificar possíveis entraves pedagógicos existentes que dificultam as relações sociais na escola estadual. Com o intuito de destacamos a relevância da aprendizagem cola-borativa na contribuição para a apreensão dos conteúdos da discussão sobre a impor-tância da Sociologia no cotidiano dos estudantes em sua jornada de inserção no mundo adulto e do trabalho bem como para a práxis do docente responsável pela oferta da disciplina seja ele formado ou não em Sociologia. Para fundamentar a pes-quisa utilizamos, dentro outros: Moraes (2001), Sarandy (2011), Tomazi (2004) que fundamentam o ensino de Sociologia; Freire (1999), Gardner (1995), Gadotti (1999), Lévy (1998), Piaget (1998), Candau (2009), Gentili (2005) a aprendizagem; Arends (1997), Kurt Lewin (1947), Johnson (1992), Gilliam (2002), Morris (1997), Mattews (1995), Panitz (1996), Dillenbourg (1996) a Aprendizagem Colaborativa. Realizamos uma pesquisa com a abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de estudos biblio-gráficos. Em relação aos procedimentos a nossa pesquisa será um estudo de caso, tipo instrumental que reportamos na perspectiva de Marli André (2008), Yin (2005). Para coletar e registrar os relatos dos alunos e do professor(a) utilizou-se dos questi-onários semiestruturados com perguntas abertas e fechadas. Os sujeitos da pesquisa foram 33 alunos do 1º ano na disciplina de Sociologia e a professora regente. Conclu-ímos como resultado desta pesquisa que a contribuição da Aprendizagem Colaborati-va atrelada ao ensino de sociologia proporcionou transformações que visam concreti-zar os sonhos dos que almejam compartilhar colaborativamente o conhecimento no espaço escolar, possibilitando inovações, motivações, para o processo de ensino e aprendizagem no que concerne na relação de professores/alunos/as no que refere as posturas e atitudes significativas em prol do seu crescimento.
Presidente - 1186443 - ELISA MARIA DOS ANJOS
Interno - 2416039 - LIVIA DA CONCEICAO COSTA ZAQUEU